27 de julho de 2014

Importados ganham espaço na mesa do cuiabano; Supermercados apostam na mudança de paladar Veja fotos e receita

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar
Importados ganham espaço na mesa do cuiabano; Supermercados apostam na mudança de paladar Veja fotos e receita
A cada dia cresce a busca por produtos alimentícios importados em Cuiabá. A procura é creditada por especialistas à curiosidade, programas gastronômicos, redes sociais e restaurantes. Entre as iguarias mais procuradas estão o arroz para risoto, macarrões, pimentas, azeites e até chocolates e cervejas. Diante disso, supermercados estão apostando no novo “paladar apurado” do consumidor e trazendo novidades de diversas partes do mundo e com preços acessíveis.

Os programas de culinária, bem como os sites, foram os grandes incentivadores para que o casal Clarice e Sidney Figueiredo passassem a olhar mais atentamente e com calma as gôndolas dos supermercados.


Leia também


"Estava sempre buscando algo diferente para fazer aos finais de semana, ou seja, fugir de uma refeição tradicional. Aí passamos a pesquisar receitas em sites e assistir a programas específicos de culinária", conta Sidney. "Se víamos algum ingrediente diferente procurávamos no supermercado. Se não tinha substituía por algo similar. Experimentar novos sabores para nós significa sair da rotina", completa Clarice, frisando que os condimentos, massas e chocolates são os itens mais apreciados entre os importados encontrados no supermercado.

De acordo com o sommelier da rede de supermercado Big Lar, Luiz Roberto Corrêa Lima, a procura do consumidor é muito grande por arroz para risotos, massas italianas, cogumelos secos e frescos, mel trufados, azeites (portugueses, espanhóis e italianos), trufas em conserva (preta e branca), flor de sal, pimentas com diversos teores de ardência, quejos, bem como chocolates (belgas e suíços), biscoitos (italianos, alemães, dinamarqueses) e geléias francesas.

"Todo este segmento de importados tem aumentado na preferência do consumidor significativamente. As redes sociais e programas de televisão são grandes influenciadores. É difícil mensurar o quanto cresce o consumo devido todo esse comportamento", comenta Luiz Roberto.

A consolidação da rede de restaurantes, em termos de permanência no mercado quanto à qualidade e a diversidade, segundo o sommelier, é outra influência ao consumidor. “Existe restaurante específico para cada tipo de culinária hoje em Cuiabá. Além disso, muitas churrascarias também divulgam os cortes de carne. Hoje, não existe um cuiabano que não saiba diferenciar um sushi, por exemplo, de um sashimi. Ou um queijo roquefort de um gorgonzola italiano”.


Preços


Os preços dos produtos importados são dos mais variados, muitas vezes equiparando-se com produtos nacionais.

Quem também é adepto dos importados, mais precisamente molhos, é o estudante universitário Gabriel Vieira. “Eu achava que eram caros. Tinha um molho de pimenta que sempre pedia em uma rede de fast food e achei ele no supermercado por cerca de R$ 10 o vidrinho pequeno com vários graus de fortidão. Aquelas mostardas que vemos nos filmes já achei por menos de R$ 15. Gosto de cozinhar, então variar é muito bom”.

Conforme o sommelier do Big Lar, as redes de supermercados em Cuiabá e lojas especializadas buscam manter o abastecimento de tais produtos com regularidade e preços acessíveis, apesar da alta incidência de impostos e do frete. “Além disso, Mato Grosso sofre com a sua logística e estar a aproximadamente 1,5 mil km dos principais fornecedores”.


Confira a receita com um dos produtos importados que tem ganhado a mesa dos cuiabanos


 
  (Foto: Toletino Neto/Marido na Cozinha)


Espaguete com ragu de faisão


Por Tolentino Neto - Marido na Cozinha

Ingredientes:
1. Ragú de Faisão da marca Savitar
2. 2 tomates picadinhos
3. 1 cebola picadinha
4. 3 dentes de alho amassado
5. 1/2 xícara de café de azeite de oliva extra-virgem
6. Sal
7. Pimenta-do-reino moída na hora
8. 400gr de espaguete
9. 1 maço de cebolinha picadinha

Modo de preparo:
1. Leve ao fogo uma panela adicione o azeite em seguida coloque a cebola e espere fritar um poquinho, adicione o alho e repita o processo em seguida coloque os tomates tampe a panela e espere derreter um pouco logo depois coloque o ragú de faisão e deixe cozinhar uns 10 minutinhos
2. Em seguida cozinhe o macarrão conforme descrito no modo de preparo do fabricante, depois de cozido adicione o ragú e mexa bem
3. Jogue por cima a cebolinha

Grau de dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 1h
Serve 2 pessoas
Servir acompanhado de pão Italiano e queijo parmesão ralado na hora



Nenhum comentário:

Postar um comentário