5 de agosto de 2014

Mato Grosso Criativo inicia atividades em Barra do Garças


ANA ELIZA LUCIALDO
Assessoria SEC-MT

O Mato Grosso Criativo inaugurou o polo Barra do Garças, em 31 de julho, às 19h, na Câmara Municipal para atendimento dos empreendedores criativos da região.

O Programa do Ministério da Cultura, Rede Incubadoras Brasil Criativo, em parceria com a Secretária de Estado de Cultura, visa estimular a economia criativa nacional. 

Barra do Garças é uma cidade localizada à margem esquerda do Rio Araguaia, que delimita as fronteiras de Mato Grosso e Goiás.

A região urbana conhecida como "Grande Barra" é formada além de Barra do Garças, por Pontal do Araguaia (MT) e Aragarças (GO), e é despontada com um grande potencial turístico e cultural de Mato Grosso, região de serras com dezenas de cachoeiras, praias, rios e águas termais. 

A região do Araguaia representa cerca de 20 municípios com aproximadamente 300 mil habitantes. De acordo com Alex Matos, secretário de Cultura do Município e professor de história, “A região de Barra tem grande representatividade histórica e foi considerada na era Vargas de porta de entrada entre o Brasil Velho e o Brasil Novo como garantia de desenvolvimento para o interior do Brasil”.

Ele relatou ainda, que o Mato Grosso Criativo acertou na escolha do polo para desenvolver as atividades do programa, porque a pluralidade cultural da região irá oportunizar excelentes trabalhos.

O evento contou a presença de autoridades e empreendedores criativos da região. Na ocasião, representando o secretário de Estado de Cultura, Fabiano Prates, esteve presente o coordenador de Empreendedorismo e Inovação da Incubadora, Charles Pantoja.

A apresentação cultural do grupo “Catireiros do Araguaia” cantou e tocou a música sertaneja de raiz emocionando a todos.

Além disso foi proferida a palestra de economia criativa “Artista ou empreendedor cultural” que sensibilizou o público da importância do engajamento da categoria para o sucesso das ações do projeto. 

Maria do Carmo, ícone cultural da região e atua há mais de 22 anos na cidade, proprietária da Bero Can Artesanatos que oferta a cultura brasileira por meio de artesanatos local e regional, relatou “Hoje vivo do meu negócio, mas, enfrentei muitas dificuldades e o Mato Grosso Criativo vai facilitar a vida do criativo com o apoio necessário”. 

A solenidade contou com as presenças do cel. e vereador Valdemir Benedito Barbosa, que representou o presidente da Câmara Municipal de Barra do Garças, Geraldo Donizete Lúcio, além do secretário de Estado de Turismo: Alexandre Rauh, o diretor de ensino do Instituto Federal de Ensino em Mato Grosso (IFMT): Divino Arbues, músico e poeta Wesley de Brito, a presidente do Conselho de Política Culturais de Barra do Garças: Terezinha Valéria, coordenadora de Articulação do MT Criativo e os articuladores regionais: Jackeline Silva e Leandro Nery.

Nenhum comentário:

Postar um comentário