MidiaNews
Temperaturas elevadas e baixa umidade comprometem saúde da população
LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
A Defesa Civil de Mato Grosso emitiu alerta à população a respeito dos cuidados que devem ser tomados para evitar complicações de saúde – entre eles, problemas respiratórios e mal-estar –, causadas pela baixa umidade relativa do ar na Capital.
Conforme aviso emitido na segunda-feira (1º), a umidade relativa do ar na Capital deve permanecer em torno de 30% até sexta-feira (5), com temperaturas que podem chegar a 37º C.
Esses números inserem os cuiabanos em estado de atenção (de 30% a 20%), o que exige o atendimento das recomendações da Organização Mundial de Meteorologia (OMM).
De acordo com o alerta emitido pelo órgão, o clima atual pode causar complicações alérgicas e respiratórias – devido ao ressecamento das mucosas –, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele, irritação dos olhos, eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos.
Além disso, há risco potencial de incêndios em pastagens e florestas, o que aumenta os danos à saúde da população.
A Defesa Civil orienta a população a evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h, e umidificar o ambiente em que estejam com o uso de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água e molhando plantas e jardins.
A orientação é para que a população permaneça, sempre que possível, em locais protegidos do sol e em áreas vegetadas, beba muita água e observe o nível de reservatórios.
Previsão do tempo
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a terça-feira (2) será de sol forte na Capital, com chuvas isoladas.
A temperatura deve atingir a máxima de 36º C e a umidade relativa do ar deve variar de 30% a 90%.
Na quarta-feira (3), a temperatura máxima se mantém a mesma de hoje, com possibilidade de chuva na cidade. Já a umidade do ar deve variar de 30% a 60%.
Quinta-feira (4), o tempo será com névoa seca, de acordo com o Inmet. A temperatura deve chegar a 37º C e a umidade do ar irá variar de 35% a 60%.
Na sexta-feira (5), volta a aumentar as chances de chuva na Capital, com temperatura máxima de 36ºC e umidade do ar variando de 30% a 60%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário