CHRYSTIANE DA CONCEIÇÃO
Assessoria /Empaer
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Prefeitura Municipal de Barão de Melgaço e Colônia Z 5 de Pescadores, organizaram na sexta-feira, (19.09), o I Encontro Intermunicipal de Agricultura, Turismo e Cultura, na Praça Manoel da Silva Taques, em Barão de Melgaço, distante a 102 quilômetros da capital Cuiabá.
Típico município pantaneiro, com base econômica centrada na pecuária, pesca e no turismo, segundo o supervisor local da Empaer de Barão de Melgaço, Hudson da Silva Paes, o objetivo foi fortalecer a integração dos municípios da Baixada Cuiabana, incentivando a diversificação das atividades agrícolas/pecuária e divulgação das riquezas naturais e culturais de seus povos. “O debate com representantes dos órgãos de Estado ligados à agricultura, turismo e cultura, é importante para traçarmos um caminho seguro de desenvolvimento do nosso município.”
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Turismo, Marcos Antônio de Souza, o formato de feira popular fomenta o comércio local, incentiva a produção e a regularidade dos produtos. “Precisamos reeducar a sociedade, temos produtos frescos, mas o povo ainda prefere ir comprar produtos industrializados nos supermercados. Aos finais de semana nós temos uma feira na praça beira rio, mas acabou virando praça de alimentação, porque os produtos da roça não tem! Então, precisamos incentivar os produtores para que eles produzam com regularidade”, ressaltou.
Na abertura foi oferecido aos participantes o tradicional “Café da Roça” da Empaer, que também faz parte do pacote turístico regional com iguarias como: bolo de arroz, bolo de queijo, bolinho de polvilho frito, broa, bolo de mandioca, paçoca de pilão, farofa de banana verde, geleias, pães, café, leite, sucos de tamarindo e manga.
Participaram e apoiaram a realização do evento representantes da Sedraf, Nilza Amaral e Rodrigo Furquim, prefeito municipal de Barão de Melgaço Antônio Ribeiro Torres, secretário de Agricultura de Santo Antônio de Leverger, Amilton José e Silva, coordenador regional da Empaer de Cuiabá, Vico Capistrano de Alencar, diretor de Assistência Técnica da Empaer, Carlos Branco Lopes, coordenadora regional da Empaer de Cáceres, Elicinéia Fortes (Nêga), representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), o economista especialista em Turismo Rural, Geraldo Donizeti Lúcio e representantes da Colônia de Pescadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário