Cultura em Mato Grosso
Aqui, Cultura é a alma da gente. Um estado de tamanho continental como é Mato Grosso, traz em seu bojo colonizatório, uma enorme diversidade cultural. Somos filhos de indígenas, negros e brancos europeus, que aqui aportaram sob a égide da conquista bandeirante, e em busca da enorme riqueza mineral desta terra.
Foi dessa mistura racial que se originou o povo mato-grossense, que conforme denominação usada pelo linguajar cuiabano (falado nos 13 municípios da baixada cuiabana, onde se encontram as mais antigas cidades deste estado), é o povo de “Tchapa-e-crux”. Desta forma, a 265 anos atrás, e isolados geograficamente, o mato-grossense começou a cultivar hábitos que, somados, deram origem à nossa cultura de raiz.
Houve, nos anos 70, um novo boom colonizador, e o sertão mato-grossense foi desbravado por novos bandeirantes, vindos do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, Nordeste e da vizinha Goiás. De lá para cá, pouco a pouco, os hábitos, crenças e costumes arraigados na nossa gente, foram se descaracterizando, tomando formato de modernidade, de aproximação geográfica. O mundo se instalou em Mato Grosso, e a gente daqui abriu os braços para receber o novo.
Mas a história resiste a tudo. Assim, nossos povos indígenas ainda falam suas línguas de origem, têm suas crenças e hábitos enquanto se tornam doutores, escritores ou caciques modernos e informatizados. Nossos negros carregam consigo as raízes, alegrias e sofrimentos dos quilombos, antes isolados fazendo-os ser reconhecidos como espaços históricos de geração de cultura. Nossos brancos, de falar espanholado, de olhar bugre e coração gigante, que se abriram para as finezas das grandes cidades e dos estados economicamente avançados, continuam a lotar as festas de santos, as rodas de siriri e cururu, os bulixos, e as calçadas de nossas cidades.
Mato Grosso é isso: Cultura em movimento, viva, ativa, surpreendente. E esse quadro de diversidade é encontrado nas mais diferentes manifestações culturais através dança, da gastronomia, do teatro, da música, da literatura, do áudio visual.
CULTURA POPULAR:
- Viola de Cocho;
- Festival de Cururu e Siriri;
- Festa de São Benedito;
- Festa do Divino;
- Festança de Vila Bela;
- Cavalhada de Poconé;
- Carnaval dos Mascarados em Guiratinga;
- Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu;
- Circuito de Quadrilhas do Araguaia
Nenhum comentário:
Postar um comentário