15 de janeiro de 2015

PRA QUEM NÃO CONHECE A JACA


Uma fruta que chega a pesar mais de 30 quilos e atingindo até 40 centímetros de comprimento, as jacas são frutos de grandes dimensões apreciados por serem suculentos, aromáticos e saborosos.
Caracterizam-se por possuírem formato ovalado, casca com pequenas saliências pontiagudas e verde quando imaturos.
Atingem a cor verde-amarelado ao amarelo-marrom quando estão maduros e prontos para o consumo.
No interior da fruta encontra-se a polpa fibrosa de cor amarelada, que contém várias sementes dispersas (bagos), que possuem de 2 a 3 cm de comprimento.
Há duas variedades de jaca: uma possui os bagos de consistência mole e pastosa, com uma textura semelhante ao de uma ostra crua (jaca-mole).
A outra variedade possui os bagos mais crocantes, de consistência um pouco endurecida conhecida como jaca-dura.
A jaca é consumida fresca, seca e em conserva. A polpa, que constitui de 25 a 40% do peso da fruta, é usada para o preparo de várias bebidas. Também são usadas para o preparo de doces, geléias e pode ser consumida cozida.
Na Índia sua polpa é fermentada e transformada num tipo de aguardente. Além de ser uma fruta saborosa, a jaca traz alguns benefícios para a saúde. Por ser rica em potássio ajuda a reduzir a pressão arterial.
É uma boa fonte de vitamina A, vitamina C, tiamina, niacina, ferro, sódio, cálcio, fibras, fósforo, etc. Rica em fitonutrientes, a jaca pode ajudar a combater o câncer e retardar a degeneração celular. As folhas da jaqueira são úteis para curar a febre, furúnculos e doenças de pele. O látex do fruto é útil no tratamento de faringite.
A jaqueira é uma árvore tropical, que deve ser cultivada em condições adequadas.
É adaptada em regiões quentes e úmidas, de clima tropical úmido, como também se desenvolve em regiões de clima subtropical e semi-árido desde que haja a utilização da irrigação artificial. Necessita de um solo rico, com húmus fresco e que seja bem drenado.
Se propagada a partir de sementes, que podem ser mantidas até um mês antes do plantio.
A germinação requer de 3 a 8 semanas. As mudas devem ser movidas quando não mais de 4 folhas apareceram.
Esta espécie pode estar sujeita ao ataque de cochonilhas, pulgões e moscas.
Referência Bibliográfica:

Nenhum comentário:

Postar um comentário