DURCY ARÉVALO
Assessoria/Vice-Governadoria-MT
Uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e a Prefeitura do Vale de São Domingos deve contemplar aproximadamente 500 famílias da agricultura familiar com a criação de peixes.
A parceria foi firmada, com a assinatura de um termo de cooperação do projeto 'Piscicultura para melhoria da renda familiar do produtor rural', entre os três órgãos, nesta terça-feira (24.03) durante o Primeiro Encontro do Produtor Rural no Vale de São Domingos.
"Mato Grosso tem uma piscicultura com taxas de crescimento acima da média nacional e já responde por 20% da produção no Brasil. Precisamos dar condições para que o estado se consolide como maior produtor de peixes do país, dando oportunidades aos pequenos produtores”, observou o vice-governador.
Serão construídos até 200 tanques para a criação de alevinos. As famílias interessadas devem procurar a Secretaria de Agricultura do município do Vale de São Domingos para viabilizar o cadastro.
Os alevinos serão oferecidos a preço de custo para o pequeno produtor. Com a parceria, o beneficiado arcará apenas com o custo de duas horas para a construção do tanque, as outras três serão pagas pela parceria.
Em termos de produção de alevinos, Mato Grosso é o quarto maior produtor. Em 2013 818,85 mil toneladas de alevinos foram produzidas no país, dos quais 9,5% provenientes de Mato Grosso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário