O técnico da SICMATUR, e guia de turismo, Claudionor Duarte Correa, preside a comissão de arbitragem do 34° Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres. Claudionor é o responsável para organizar toda fiscalização e apoio das provas de pesca infanto-juvenil, de canoa e embarcada motorizada do evento. Há 25 anos envolvido na organização do FIPe, ele completa em 2015 , 10 anos frente a fiscalização do festival.
Segundo Claudionor , como servidor público efetivo, é um orgulho estar a frente do maior evento de pesca esportiva do mundo, por um período tão grande.
“A fiscalização é que dá credibilidade às provas de pesca., onde os apontamentos obedecem rigorosamente o regulamento”, observa. Ele observa que os fiscais conhecem profundamente o regulamento e estarão atentos a quaisquer irregularidades ou imprevistos que possam acontecer nas raias de pesca”, detalha Claumir
Durante esses anos Cláudio aponta que o sistema de Pesca e Solte, adotado no FIPe no ano de 1996, foi o grande responsável pela divulgação do festival como evento ecologicamente correto e promotor da pesca esportiva, pois garante a piscosidade do Rio Paraguai e seus afluentes, para as futuras gerações. “ A adoção da pesca esportiva, foi uma grande sacada do festival. Antes tínhamos uma matança desordenada de peixes, hoje as espécies são preservadas com soltura dos exemplares capturados no rio “, comenta .
E finaliza: “Tenho uma história de vida e de amor com o festival. Este ano completo bodas de prata em um evento que é ouro”.
Esdras Crepaldi/FIPe
Por Esdras Crepaldi
Nenhum comentário:
Postar um comentário