O presidente da Empaer, Layr Mota Silva e o diretor de Ater, Rogério Monteiro Costa e Silva, visitaram 11 municípios da Região do Araguaia, conhecendo as potencialidades e necessidades dos agricultores familiares. Durante seis dias (27/07 a 01/08), foram realizadas audiências públicas e reuniões com prefeitos, vereadores agricultores e demais lideranças. O objetivo da visita foi conhecer a realidade dos produtores rurais e reestruturar os escritórios dando suporte no atendimento à Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).
Durante a visita os produtores reivindicaram a regularização fundiária, instalação de mais agências do Banco do Brasil nos municípios, certificação de produtos de origem animal e vegetal com a implantação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM), parcerias e outros. Conforme Layr, a intenção é fazer o levantamento de cada município e conhecer a realidade dos produtores rurais. “Essa foi a primeira visita de muitas que faremos pelo interior do Estado”, destaca.
O coordenador regional da Empaer, Marcondes Monção de França, fala que alguns produtores da Região do Araguaia não têm o titulo definitivo de posse da terra, dificultando o acesso ao crédito e as cadeias produtivas. E destaca que é necessária a implantação do SIM para facilitar a comercialização dos produtos nos municípios. “A visita mostrou o comprometimento da diretoria com o produtor rural e com o desenvolvimento da agricultura familiar na Região”, enfatiza França.
O deputado estadual Baiano Filho participou das audiências públicas e debateu proposta para auxiliar a agricultura familiar. As visitas aconteceram em várias cidades entre elas: Vila Rica, Santa Terezinha, Santa Cruz do Xingu, São José do Xingu, Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada, Alto da Boa Vista, São Félix do Araguaia, Porto Alegre do Norte, Canabrava do Norte e Confresa.
Fonte: Rosana Persona (Jornalista da Empaer)
Nenhum comentário:
Postar um comentário