O evento foi realizado pelo Centro de Pesquisa do Pantanal - CPP, com recursos do CNPq, tendo como participantes segmentos do poder público, SEDEC - Turismo, Prefeitura de Barão do Melgaco, Secretaria de Turismo Municipal, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Empresa de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural de Mato Grosso - EMPAER, turismo, representantes do segmento de pesca, Colônia de Pescadores Z 5, e outros.
O consultor do CPP, Jaime Okamura, fez a abertura falando sobre a dinâmica da oficina, e abriu um tempo para a apresentação dos participantes.
O Coordenador de Pesquisas da SEDEC- Turismo Turismologo Diego Augusto, fez uma fala representando o Secretario Adjunto Luiz Carlos Nigro.
Geraldo Lucio e Luciano Borges, apresentaram a UNISOL Brasil, PRONATUR e o Projeto Rede Solidária - MT e fizeram parte dos grupos de discussões.
A UFMT e coordenação da oficina, fizeram as suas considerações sobre o projeto e o Pantanal e sobre as publicações científicas produzidas ao longo dos anos.
O técnico Hudson da EMPAER local apresentou o projeto Turismo Rural Barão Sustentável
O professor da Universidade de São Carlos - UFSCAR-SP, Heros Lobo fez uma palestra sobre capacidade de cargas.
A oficina discutiu de forma grupal os problemas e propostas para o Desenvolvimento Sustentável do Turismo e a Capacidade de Suporte e Sustentabilidade do Turismo no Pantanal, tendo um documento final de consolidação da discussões nos grupos.
Realização:
Centro de Pesquisa do Pantanal
Pantanal +10
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
universidade Federal de Mato Grosso
Prefeitura
EMBRAPA Pantanal
Nenhum comentário:
Postar um comentário