A Associação de Agricultores Familiares e Produtores de Mel da Comunidade de Piúva, fica no município de Barão de Melgaço em Mato Grosso (109 km de Cuiabá), tem como presidente o agricultor familiar Sr. Wagner Marcoski.
Marcoski comenta que a atividade através da associação começou a se concretizar no ano de 2012 com qualificações do Senar-MT na comunidade de Piúva, em 2013, 31 pessoas participaram do Pronatec do Senar- Apicultor e em 2014 participaram do Workshop de Turismo Rural, realizado pelo PRONATUR e Base de Serviços da UNISOL Brasil.
Segundo Marcoski eles sempre tiveram um sonho de produzir o mel de formada sustentável e para isso contam com um fator favorável de estarem no Pantanal de Mato Grosso.
A comunidade foi escolhida pelo Rotary Clube Taiamã, de Cuiabá, para participar de um projeto de ampliação da produção do mel, isso se tornou uma realidade ganharam através do projeto máquinas e equipamentos e insumos para produção mas para acessar este benefício é preciso que cada associado participe de um processo de qualificação e capacitação.
Os parceiros já procuraram o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) que tem ministrado os treinamentos e capacitado e qualificado os agricultores e trabalhadores rurais, mas a demanda ainda e grande comenta o presidente.
Para ele, o conhecimento em Apicultura colaborou para a escolha da comunidade no projeto. "Estamos com uma grande expectativa, pois estamos investindo para melhorar a produção e a qualidade do mel em nossa região", diz.
Atualmente comunidade produz mais de 200 quilos do produto por ano, mas a meta é chegar a 2,5 toneladas, ampliando as atuais 300 colmeias para 1500 caixas de abelhas (apiários). Apesar da produção ainda ser baixa, o mel já tem contribuído para a melhoria de renda dos moradores da comunidade de Piúva. "Nosso sonho é que o recurso gerado pelo mel se torne a principal fonte de renda dos produtores", revelou Marcoski.
O Rotary investiu cerca de R$ 85 mil na compra de apiários, maquinários, reforma da Casa do Mel da Associação.
"Ao todo serão 11 comunidades beneficiadas, atendendo mais de 160 famílias"
O Presidente Wagner participou da Oficina Capacidade de Suporte e Sustentabilidade do Turismo no Pantanal, que aconteceu no município de Barão do Melgaco a 100 km de Cuiabá, no restaurante Melgaco do Marcao, no dia 12 de Agosto de 2015, a oficina fez parte do Projeto Ciência e Sociedade no Pantanal: Integrando Conhecimentos para a Sustentabilidade Socioambiental, Componente 05 - Turismo.
Geraldo Lucio e Luciano Borges, apresentaram a UNISOL Brasil, PRONATUR e o Projeto Rede Solidária - MT e fizeram a proposta para Associação da Piúva de cadastro junto a UNISOL e adesão ao Projeto Redes.
Hoje no escritório do PRONATUR, numa reunião de trabalho foi o momento de melhor esclarecimentos ao Wagner sobre o processo da Rede Solodaria - MT, na oportunidade o Técnico GERALDO fez uma retrospectiva do Projeto Base de Serviços na qual a Associação da Piúva teve participação e de que este (Rede) e uma continuidade das atividades da UNISOL Brasil agirá em parceria com o PRONATUR na comunidade.
Vários encaminhamentos foram feitos, sobretudo na capacitação e qualificação do agricultores, uma reunião na comunidade para levantamento de demandas de alternativas econômicas e a formatação de um evento que seja catalisador de visitantes (turistas) para comunidade que tem história e um local muito aconchegante, com um diferencial para acesso, de carro, de cavalo e de barco, envolvendo o Projeto Turismo Rural Barão Sustentável e os Guardiões do Pantanal.
A reunião contou com a participação da irmã do Wagner, a jovem Wanissa Marcoski, recém firmada. Em Engenharia Ambiental, que manifestou o interesse em contribuir com a sua comunidade de origem e esta com uma grande perspectiva de melhores projetos para a Associação de Agricultores Familiares e Produtores de Mel da Comunidade de Piúva, a reunião deixou ambos os participantes satisfeitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário