Nessa terça-feira (15.09), a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) completou 51 anos de atividade e parceria com o produtor rural. Mais de 150 pessoas, entre funcionários, produtores rurais e autoridades participaram da abertura oficial das comemorações realizada na Praça das Bandeiras (Centro Político Administrativo), em Cuiabá. O presidente da Empaer, Layr Mota da Silva, destacou o momento histórico, a trajetória da empresa e o lançamento dos dados sobre a agricultura familiar em números de 124 escritórios no Estado.
Conforme Layr, a empresa tem muito que comemorar. Os dados da Agricultura Familiar, coordenados pelo engenheiro florestal da Empaer, Antônio Rocha Vital, mostram que Mato Grosso possui 104,3 mil núcleos de agricultura familiar, sendo 61,9 mil assentamentos rurais e 42,4 mil agricultores tradicionais. “Os números permitem agora dimensionar a força de trabalho e recursos para atender os produtores rurais, aumentando a produção de alimentos e estancar a saída de valores do Estado usado na importação de produtos da cesta básica”, enfatiza Mota.
O secretário de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), Suelme Fernandes Evangelista, falou que a Empaer é considerada um dos “vetores” mais importantes para transformar a agricultura familiar no Estado de Mato Grosso. Segundo ele, o Estado caminha para se tornar autossuficiente na produção de Frutas, Legumes e Verduras (FLV). “Parabéns a Empaer, funcionários e produtores rurais e que venham mais 51 anos de muita dedicação ao homem do campo”, destacou Suelme.
O delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Nelson Borges, mencionou a parceria com a Empaer para atender os agricultores, levando tecnologia e assistência técnica. Ele acredita que o fortalecimento do trabalho vai permitir maior produção no campo e, consequentemente, melhor qualidade de vida aos produtores. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Pública de Mato Grosso (Sinterp), Gilmar Bruneto, reverenciou os funcionários da empresa pelos serviços prestados e parabenizou por mais um ano de trabalho. “Meus cumprimentos a todos pela conquista e dedicação”, declarou Bruneto.
Durante a solenidade, o ex-presidente e funcionário da Empaer, Antônio Jesuíno de Oliveira, foi homenageado pelos 45 anos de serviços prestados. Oliveira entrou na empresa em 1970, na Acarmat – Associação de Crédito e Assistência Rural de Mato Grosso e a Empaer foi instituída em 1992, em decorrência da fusão da Emater, da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Empa) e da Companhia de Desenvolvimento Agrícola (Codeagri) das quais é sucessora. “Meus sinceros agradecimentos a todos em especial às extensionistas, que contribuem com o desenvolvimento da agricultura”, salienta Jesuíno.
Participaram da abertura, realizada no período da tarde (15h às 18 horas), Representante da Superintendência do Banco do Brasil, Osvaldo Beazi, Secretário da Fetagri,José de Carvalho, Secretário adjunto da Seaf, Corgésio Albuquerque, Diretores da Empaer, Rogério Monteiro Costa e Silva, Antonimar Marinho dos Santos e Solene Maria da Silva, prefeito de Nossa Senhora do Livramento, José Carlos Nezinho, Secretário Adjunto da Seciteci, Aluízio Leite, autoridades, produtores rurais, funcionários da empresa e outros.
Exposição
Pequenos produtores de todo o Estado exibiram seus produtos na Praça das Bandeiras. A produtora rural, Leidiane Nascimento da Silva, da comunidade Pantanalzinho, do município de Barão de Melgaço, trouxe farinha de babaçu, considerado um suplemento alimentar, óleo, licor e rapadura de babaçu para mostrar o trabalho realizado pela família rural. As extensionistas da Empaer da Baixada Cuiabana também apresentaram aos participantes o trabalho executado no campo, bem como, artesanato, doces, salgados, pães, licores, açúcar mascavo e outros.
Fonte: Rosana Persona (Jornalista da Empaer)
Nenhum comentário:
Postar um comentário