No dia 16 de outubro, estiveram reunidos técnicos de várias instituições de ONGS, na Comunidade Engenho Velho, no município de Santo Antônio do Leverger, para retomar o Projeto do RNDC, a reunião foi Coordenada pelo Engenheiro Agrônomo, Dr. Leoncio Pinheiro do Rotary Club de Mato Grosso.
As instituições presentes foram : EMPAER, SEDEC-Turismo,PRONATUR, UNISOL BRASIL, Secretária de Estado de Desenvolvimento Regional, Coordenação das Cadeias Produtivas da Agricultura e a Associação de moradores do Engenho Velho e Secretaria Municipal de Agricultura.
A Comunidade Engenho Velho, fica localizada no município de Santo Antônio do Leverger, e é uma das comunidade tradicionais as margens do Rio Cuiaba, onde a população sobrevive de pesca, e agricultura de subsistência com vendas do excedente da produção,mpara retomar o Projeto do RNDC, a discussão foi liderada pelo Eng. Agrônomo Leoncio Pinheiro um dos dirigentes do Rotary Club de Mato Grosso.
Cada instituição fez a reafirmação de continuidade nas ações já previstas no Projeto de Desenvolvimento Econômico Sustentável realizado pelo Nucleo Rotary de Desenvolvimento Comunitario Nrdc - Portal do Pantanal - Leverger.
O Agente técnico Geraldo Lucio relembra da participação da SEDEC - turismo, nos anos de 2012 a 2014 no RNDC, por ocasião em que a secretaria se denominava (SEDTUR), no Segmento Turismo Rural, participou ativamente da Comissão Organizadora dos Projetos Econômicos com vistas ao Desenvolvimento Sustentável das Comunidades Rurais de Bocaina, Engenho Velho, Morrinhos e Vereda, município de Santo Antônio do !everger.
Nesta ocasião a UNISOL BRASIL, estava realizando o Projeto Bases de Serviços e o município de Santo Antônio foi um dos participantes e o RNDC passou a ser parte integrante do projeto, hoje com a retomada, a UNISOL Brasil, através do PRONATUR, estará inserindo a Associação dos Moradores do Engenho Velho, da Rede Solidária Mato Grosso, junto com outro empreendimentos solidários, no Projeto Redes em andamento, comenta Lucio.
Segundo o agente técnico da SEDEC Turismo a secretaria participou da elaboração do Projeto com a definição do segmento do Turismo Rural como prioridade pelos agricultores e do lançamento dos Projetos Econômicos com vistas ao Desenvolvimento das Comunidades Rurais de Bocaina, Engenho Velho, Morrinhos e Vereda, município de Santo Antônio do Leverger.
Participou ativamente no evento realizado no Salão Paroquial da Comunidade Varginha, com o nome de dia especial que teve estações de visitação de forma que o público presente estimado em quase 300 pessoas puderam passar pelas 08 tendas dos projetos e Iriam receber informações otimizadas em 15 minutos sobre cada projeto e preencherão uma ficha de adesão. o Turismo Rural foi abordado em uma das estações.
Os participantes foram os Agricultores Familiar das Comunidades Rurais de Bocaina, Engenho Velho, Morrinhos e Vereda, município de Santo Antônio do Leverger, que em um inventário e diagnóstico realizado pela EMPAER - MT, dentro de um Projeto idealizado pelo Rotary Club de Cuiabá, através do Núcleo de Desenvolvimento Comunitário Portal Leverger, se detectou junto aos Agricultores o interesse de se desenvolver as cadeiras de Piscicultura, Leite, Avicultura, Flores Tropicais, Apicultura, Turismo Rural, Horta doméstica e fruticultura como Atividades Econômicas.
Foi feita uma iniciativa de Formatação de Produtos Turísticos, por ocasião da Copa e que deve se retomada no sentido de se fazer ajustes e potencializar os projetos definidos naquela ocasião finalista Geraldo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário