A SEDEC - Turismo está realizando juntamente com a UFMT presente no Distrito de Mimoso realizando oficinas participativas para discussões dos temas ligados a Educação, Patrimônio Cultural, Meio Ambiente, Sociedade Civil e Turismo.
Hoje dia 21 de outubro estará sendo abordando o tema Diagnóstico Socioambiental Participativo e amanhã dia 22 será o tema Educação Patrimonial, Turística e Socioambiental
O Evento está sendo realizado no Centro de Multiusos Dr. Jonas Pinheiro, localizado no Distrito de Mimoso, no município de Santo Antônio do Leverger.
A abertura do evento aconteceu as 09 hs com a presença do prefeito do município de Santo Antônio do Leverger, Sr. Valdir Pereira de Castro Filho que estava acompanhado da Secretária de Turismo Claudete e demais assessores, a SEDEC – Turismo foi representada pelo Superintendente de Infra-Estrutura Sr. Reinaldo Vaz, A Secretaria de Trabalho pela Rita Chiletto, já a UFMT estava representada pela Profa. Dra. Onélia Carmem Rossetto, Profa. Dra. Nely Tocantins,, Profa. Dra. Jocenaide Maria R. Silva e demais alunos e colaboradores, a SEDEC Tur, teve ainda a participação dos servidores, Elias Batista da Silva, Daniel de Moraes Silva e Geraldo Lúcio (em transição), a comunidade foi representada pelo Bosco, empresário local e presidente da Associação de Moradores de Mimoso.
O Distrito de Mimoso é a terra natal do Marechel Candido Rondon onde está sendo construído o Memorial Rondon pelo Governo do Estado de Mato Grosso, através da SEDEC – Turismo.
.
É necessário que a comunidade seja preparada para se empoderar da estrutura do Memorial por ocasião de sua finalização (entrega) e esta sensibilização somente será possível com a realização de oficinas e reuniões participativas, por isso é que tal processo se faz necessário para consolidação da Gestão do Memorial
Esta demanda visa o atendimento à solicitação da própria comunidade local em reuniões e processo que vem sendo realizado desde quando o Governo se propôs a retomar a construção do Memorial Rondon.
As oficinas na Comunidade de Mimoso - do Leverger, MT, fazem parte dos projetos de pesquisa e extensão que estão sendo realizados pelo Grupo de Pesquisas em Geografia Agrária e Conservação da Biodiversidade (GECA/UFMT) em parceria com Grupo de Pesquisas INTERFACES: História, Museologia e Ciências Afins/Núcleo De Documentação e Pesquisa Histórica Otávio Canavarros-NDHOC/HIS/ICHS/CUR/UFMT e apoiados pela Embaixada da Nova Zelândia e Governo do Estado de Mato Grosso, Secretaria de de Estado de Desenvolvimento Econômico - Turismo
Os objetivos do projeto são de contribuir para a organização das populações locais e seu empoderamento via capacitação e aquisição de equipamentos, ademais, possibilitar a construção de alternativas para a melhoria da qualidade de vida, aliada à conservação ambiental do Pantanal.
PROGRAMAÇÃO
21 de outubro 2015
9:00 H - Inscrição para a oficina de capacitação aos multiplicadores de “Educação Patrimonial, Ambiental e Turística”
Cerimonia de Abertura Mesa de autoridades
Universidade Federal do Mato Grosso
Governo do Estado de Mato Grosso
Representantes da comunidade
Representante da Escola Santa Claudina
10:00H Apresentação do projeto
11:00 H – Intervalo para Almoço
13:00 H - Oficina 1 - Diagnóstico Socioambiental Participativo
Coordenação Geral: Profa. Dra. Onélia Carmem Rossetto – GEO/UFMT
22 de outubro 2015
8:00H às 11:00H Oficina de Educação Patrimonial, Turística e Socioambiental Coordenação Geral: Profa. Dra. Jocenaide M. R. Silva – HIS/ICHS/CUR/UFMT
11:00 H – Intervalo para Almoço
13:00 às 17:00H – Continuidade das Oficinas
Equipe da UFMT, SEDEC TURISMO, SECEL E SECRETARIA DE TRABALHO DO ESTADO, JUNTOS NA OFICINA DE MIMOSO, DIAS 21 e 22 DE OUTUBRO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário