ENTREVISTA PARA A MEDALHA DA ABOLIÇÃO
Pai de dois filhos, 52 anos, Francisco Alemberg de Souza Lima, tem como grande realização a criação da Fundação Casa Grande, uma escola de referência em educação em Nova Olinda que transforma crianças e jovens em gestores culturais protagonistas de suas histórias. É músico, pesquisador e produtor cultural. Nasceu e mora em Crato (CE).
1 -Sobre a Medalha da Abolição, qual é o seu sentimento ao ser agraciado com esta comenda?
R - Sinto uma alegria e uma gratidão por esse reconhecimento.
Uma alegria, porquê levo até ela o sorriso das crianças do sertão brasileiro.
Uma gratidão porquê recebo dela o incentivo de que devamos continuar construindo brasileiros a partir de sua infância.
2 - Quem era o Alemberg pré-Casa Grande? De onde veio a inspiração para constituir a Fundação Casa Grande?
R - Faço isso desde minha infância.
Quando criança tinha uma bandinha de lata, uma editora de revista em quadrinhos, cinema de sombras e produzia revistas desportivas aonde era o repórter dos campinhos de várzea.
Em 1983 encontrei uma menina que era igual a mim (Rosiane Limaverde) e resolvemos nos unir para fazermos juntos. Daí surgiu a Fundação Casa Grande para reunir meninos e meninas que pensam igual a gente.
3 - Você inspirou o Guel Arraes na composição do Xicó, em "O Auto da Compadecida". Como isso se deu?
R - Quem me apresentou Guel foi sua tia e minha amiga Violeta Arraes. Guel estava procurando local para set de filmagem e construindo os personagens que os atores iriam fazer.
A forma D'eu contar minhas histórias e a risada, definiram o personagem Xicó...eles diziam que minha risada parecia a relinchada de um jumento (kkk) Mas quando eu era menino, lá no sertão goiano, aonde me criei, meu apelido era Jumento do Ceará! Rsrsrs
4 - Você é um entusiasta da arte-educação, quais os benefícios dessa prática?
R - Sim, a cultura deve ser a fonte básica da formação educacional... essa é a vocação brasileira, a qualidade do conteúdo deve ser o foco e a infância a meta.
5 - O Cariri é uma região que respira tradição e cultura, que acaba contribuindo para a consolidação de um projeto como a Fundação Casa Grande. Uma iniciativa como esta teria sucesso em outras regiões?
R - O Cariri é um território que foi geopoliticamente divido por quatro estados: Ceará, Pernambuco, Paraíba e Piauí.
Nós kariri somos um povo que cultivamos o imaginário se expressando de forma cultural.
Qualquer lugar que reconhecer em seu relevo as linhas de sua história, desenhará a forma original e autentica de seus fazeres.
6 - Você é músico, historiador, escritor, produtor cultural, pesquisador e tem um trabalho pedagógico admirável, como você se define?
R - Eu sonho e conto lendas ..só isso !
7 - Você se considera uma pessoa realizada?
R - Minha preocupação é em realizar pessoas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário