30 de maio de 2017

Empaer participa de audiência pública para promover agricultura familiar em Mato Grosso.

O presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Layr Mota da Silva, juntamente com sua equipe técnica, participou do debate sobre assistência técnica, organização da produção e comercialização dos produtos da agricultura familiar, realizada no dia 18 de maio, na Assembleia Legislativa. Estavam presentes também representantes de diversas instituições responsáveis por implementar a atividade. O objetivo foi discutir investimentos e atividades dos programas governamentais, tendo em vista a necessidade de profissionalização da produção para fortalecer a venda. O deputado requerente da audiência pública, Valdir Barranco, explicou que “é de fundamental importância organizar a produção e construir instrumentos para fortalecer a comercialização dos produtos de agricultura familiar em Mato Grosso”. 
Na audiência pública destacaram a importância debater agricultura familiar. O Estado conta hoje com cerca de 130 mil famílias cuja principal fonte de renda e de sustento é a agricultura familiar. Todavia, o mercado ainda não é suficientemente explorado: atualmente, cerca de 80% das vendas de pequenos produtores em Mato Grosso são provenientes de outros estados. Portanto, não basta plantar e colher, há demanda de investimentos em estrutura física e de escoamento para se vender. Layr Mota da Silva, afirma estar insatisfeito com o investimentos federais e estaduais das gestões anteriores. Segundo ele, nos últimos dois anos a Empaer teve muitos avanços. “Nós conseguimos aumentar em 124% o número de projetos que foram elaborados e liberados", afirma. Ele também destacou que 70% do que é consumido localmente provém da agricultura familiar. “Se nós investirmos na agricultura familiar, podemos ser o maior produtor do país, aqui nós temos água, temos terra, e temos pessoas com vontade de trabalhar". 
Participaram da audiência pública, além das instituições já mencionadas, representantes do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária de Mato Grosso (Incra/MT), da Central de Abastecimento de Mato Grosso (Ceasa), do Instituto de Pesquisa da Amazônia (Ipam), da Secretaria Especial de Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar, da Superintendência Regional em Mato Grosso da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura em Mato Grosso (Fetagri/MT), da Secretaria Municipal de Agricultura de Cuiabá, da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Mato Grosso, da Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz/MT) e de municípios do Interior.


Fonte: Sônia Maria Durval Trindade (Unicom/EMPAER-MT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário