estrutura

26 de março de 2018

Temer sanciona lei que cria Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas


Foto: Divulgação/Fenata


O presidente Michel Temer sancionou a lei, aprovada pelo Congresso Nacional, que cria o Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas e o Conselho Federal dos Técnicos Industriais. O anúncio foi feito pelo deputado Darcísio Perondi (MDB/RS), por meio de vídeo divulgado em um grupo de mensagem por aplicativo da Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas (Fenata).

“O presidente da República sancionou o projeto de lei que a Câmara e Senado votaram em relação à criação dois conselhos”, diz Perondi, no vídeo. “Isso é um alívio de uma luta de 30 anos. Nós, da Federação  Nacional dos Técnicos Agrícolas, contamos com o apoio de muitos parlamentares, mas o senhor fez a diferença”, acrescenta o presidente da Fenata, Mário Limberger.

A sanção da lei “liberta definitivamente a nossa profissão do Confea e dos CREAS”, destaca Limberger, referindo-se à vinculação que os técnicos agrícolas tinham, até agora, com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia e os conselhos regionais de engenharia e agronomia.

“Foi uma vitória do trabalho, da persistência e da convicção de todas as lideranças [dos técnicos agrícolas] do Brasil”, enfatiza Limberg no grupo de mensagens. “Depois de muito trabalho e dedicação, os técnicos agrícolas conseguem pelas mãos do presidente Temer a carta da alforria”, assinala o presidente da Fenata. A lei também cria os conselhos regionais dos técnicos agrícolas e os conselhos regionais dos técnicos industriais.

Sintaes

O Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Nível Médio do Espírito Santo (Sintaes) também comemorou a sanção da lei pelo presidente Temer, relata o primeiro secretário da entidade, Douglas Daniel.

Em mensagem à categoria, o presidente do Sintaes, Iosmar Luiz Mansk, escreveu: “Vamos tomar essa luta como exemplo para unir e reforçar a nossa organização em prol do desenvolvimento da nossa profissão.” Ele também agradeceu à bancada federal do ES pelo apoio, especialmente à senadora Rosa de Freitas.

De acordo com o Sintaes, a lei será publicada na edição desta terça-feira (27) do Diário Oficial da União.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário