Domingo..........01.04.2018..........
A PÁSCOA
"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.” (João 3.16-17)
Embora instituída dentro da história de um povo em particular, o povo de Israel, a mensagem da Páscoa é para o mundo todo. Embora ligada à história de uma família, a de Abraão, seu significado alcança todas as famílias da terra. Embora tenha surgido como um memorial para que os israelitas recordassem o ato milagroso de Deus ao libertar seus ancestrais da escravidão egípcia, é em verdade um anúncio para que todos saibam do ato amoroso de Deus ao enviar Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.29), O ato amoroso de Deus e incomparavelmente maior e mais espetacular do que o ato milagroso. Porque Deus nos amou de tal maneira! A Páscoa denuncia a escravidão espiritual e anuncia que em Cristo podemos ser livres.
Os israelitas sabiam que eram escravos, mas tinham certa dúvida sobre se queriam de fato sair do Egito. Toda escravidão tem as suas compensações e ilusões. Nem todos discernem a condição de escravos espirituais. Ela é muito sutil e com muito mais compensações e ilusões. Mas quando Jesus Cristo liberta uma pessoa ela percebe a grande diferença, pois torna-se verdadeiramente livre! (Jo 8.36). A Páscoa poderia ser um poderoso sinal do Evangelho, mas foi petrificada pelos judeus e diluída por nós, não judeus. Eles a cristalizaram ao passado, pois não reconheceram Jesus. Nós a diluímos em meio aos interesses comerciais e nos esquecemos de Cristo. Assim como Papai Noel está para o Natal, o Coelhinho está para a Páscoa. E nos dois casos Jesus fica restrito aos templos, enquanto os outros dois enchem o mundo.
Podemos aproveitar os chocolates, as tortas, a mesa farta (os que a tem), mas não devemos perder de vista o significado da Páscoa. O verso de hoje é um resumo de tudo que poderíamos dizer sobre ela. Deus agiu com um amor indizível e nos enviou Jesus, o Filho, o Cordeiro. Por causa do Cordeiro de Deus, todo que crê tem vida eterna. E todos podem crer! Os piores entre nós não precisam sentirem-se excluídos, pois Deus enviou seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas que salvá-lo. Nem todos podem ter o ovo de chocolate ou a torta capixaba, mas todos podem crer e receber vida que dura para sempre. Jesus morreu e ressuscitou. O túmulo ficou vazio. A cruz não prevaleceu. A morte ficou sem vítima. E nós podemos celebrar. Nosso Salvador Vive e nele, temos vida!
Fonte: Ivan Biancardini
Nenhum comentário:
Postar um comentário