Cáceres, a Princesinha do Rio Paraguai, mais uma vez respira poesia e pescaria, rima que envolve a história do maior evento turístico de Mato Grosso e maior festival de pesca do Brasil, o Festival Internacional de Pesca Esportiva – FIPe, este ano em sua 37ª edição.
Na manhã deste sábado milhares de crianças da categoria infanto-juvenil, participaram de mais uma edição do FIPe e deram um colorido especial nas areias da Praia do Daveron.
Um exército mirim, que desfilava a inocência e não disfarçava a ansiedade.
No período matutino, apenas crianças de 06 a 08 anos participaram da prova, a pesca infantil. Já a pesca juvenil acontece no período da tarde onde as crianças de 09 a 12 anos lançam suas varas e jogam suas iscas, na Baia de Cáceres, local da competição da pesca esportiva de barranco.
O prefeito Francis Maris Cruz, acompanhado de sua esposa Maria Queiroz Cruz, fizeram questão de recepcionar cada participante na escadaria de acesso ao rio.
Francis Maris, disse que a pesca infanto-juvenil é muito especial para ele, pois é nela que as crianças aprendem desde cedo que soltar é muito melhor que fisgar e sentem a emoção de devolver os peixe ao rio. “O FIPe é um festival de pesca ecológico, que preserva as espécies e a pesca infanto-juvenil, traz essa mensagem da educação ambiental as crianças, pois ali elas pescam e devolvem os pescados ao rio “, observa Francis.
O Secretário de Turismo Júnior Trindade informa que espera mais um grande recorde nesta prova com mais de quatro mil participantes. “Ontem nas duas primeiras provas batemos dois recordes brasileiros, da pesca sênior para maiores de 60 anos com 291 participantes e a pesca para pessoas com deficiência, novidade no FIPe, com 80 pescadores. Vamos m busca de superar todos os recordes e fazer jus ao nome de “Cáceres a capital da pesca esportiva do Brasil” reitera Júnior.
Para a prova infanto-juvenil foram disponibilizadas 4500 inscrição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário