10 de junho de 2018

Prova de Pesca de Canoa resgata tradição ribeirinha no 37o FIPe.


   Com objetivo de  manter viva a tradição ribeirinha  da pesca artesanal ,  na tarde deste sábado, (09),  pontualmente às 14 horas, 121  embarcações,  canoas de troncos de árvores ou confeccionadas de tábuas, se dirigiram a raia de pesca, onde a pescaria é feita exclusivamente com o uso de linhadas de mão. “Sem dúvida, esta prova é uma das mais emocionantes do evento, onde os motores são substituídos pela força dos braços que impulsionam os remos para a raia de pesca” destaca o secretário de Turismo  Júnior Trindade

De acordo com a organização do evento, além de ser uma prova bonita de ser vista por suas características peculiares, a Pesca de Canoa, resgata a beleza da pesca artesanal e oportuniza os ribeirinhos a  demonstrarem aos turistas suas habilidades nessas embarcações e engrandecerem o FIPe. Como   prêmio,  os vencedores vão receber um barco de alumínio de 6m e um motor de popa 25 HP. 

O prefeito Francis Maris Cruz, entusiasta da modalidade, deixou seu recado aos pescadores. “A pesca de canoa é um grande atrativo do FIPe, mantém viva esta cultura e  resgata a pesca artesanal. Obrigado pela participação”, reconheceu Francis

A vereadora Elza basto, ex-presidente da Colônia Z2  e pescadora deu a largada oficial da prova artesanal, desejando uma boa prova de pesca aos canoeiros.

Até este momento, as equipes ainda continuam na raia de pesca e segundo o coordenador de arbitragem, Claudionor Duarte, muitos peixes estão sendo fisgados pelas equipes no local da prova. “A celebração da piscosidade está garantida. Muitos exemplares até o momento foram capturados e voltaram com vida ao rio” finaliza Claudionor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário