O representante da Secretaria Adjunta de Turismo, Agente Tecnico Geraldo Donizeti Lucio, estará participando das audiências publicas sobre o Pantanal, que serão realizadas nos municípios de Cáceres e Poconé.
O Secretario Adjunto de Turismo Jaime Okamura justifica que ao enviar um representante da SEADTUR para estes dois eventos, entende quevo Turismo é uma das alternativas que aparece seguida da Pecuaria como opção não apenas Econômica, mas como fator de suscetibilidade para o Pantanal.
Dentre as oportunidades e desafios de sustentabilidade do Pantanal, o Desenvolvimento do Turismo sem duvidas é um setor que pode ser a alternativa viável para o Pantanal, porque ele (Turismo) é um setor que interliga com os arranjos produtivos de outros setores tais como agricultura, criação de pequenos animais, artesanato, pecuária, culinária, cultura, além da flora e fauna, comenta Jaime Okamura.
Jaime ainda destaca a preocupação do Governador Pedro Taques ao priorizar o destino Pantanal no seu Plano de Governo, o Pantanal faz parte do Corredor do Ecoturismo e tem recebido investimentos em infraestrutura turística e consultorias. Um Plano de Marketing do Pantanal está sendo elaborado pela SEADTUR, com o apoio do Ministério do Turismo e a participação das prefeituras e sociedade envolvendo todo Pantanal, finalisa Jaime.
No minicipio de Santo Antônio de Leverger, já ocorreu uma reunião com debates desta natureza.
O professor e deputado Allan Kardec (PDT) realizará audiências públicas em Poconé e Cáceres para discutir o futuro do Pantanal em Mato Grosso.
Os debates ocorrerão depois dele reunir centenas de pessoas com o mesmo objetivo em Santo Antônio de Leverger.
A audiência no.municipio de Cáceres ocorre hoje, quinta feira dia 21 de junho, a partir das 19h, na Câmara Municipal de Vereadores.
Já em Poconé, será no dia 25 de junho, segunda feira, também a partir das 19h, na Câmara Municipal da cidade.
As audiências contarão com palestras de especialistas, organizações não governamentais, representantes do poder público, população em geral, entre outros.
Um dos temas que movimentarão as discussões é a construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) na região.
“Além dessas obras que podem impactar diretamente nos rios que formam o Pantanal, temos no Congresso Nacional um projeto de lei que visa estabelecer regras para o uso sustentável desse importante bioma.
Por isso, é fundamental debatermos isso diretamente com as populações envolvidas”, afirma Allan.
Além da preservação ambiental, a audiência servirá também para discutir a prestação de serviços públicos nos municípios, como fornecimento de energia elétrica, conversação de estradas, entre outros.
O Pantanal de Mato Grosso tem cerca de 150 mil km quadrados, 263 espécies de peixes, 41 de anfíbios, 113 de répteis, 463 de aves e 132 espécies de mamíferos.
A Seadtur estará presente nas duas audiências (Cáceres dia 21 e Poconé dia 25 de junho) ambas na Camara municipal dos municipios citados.
Texto: Geraldo Lucio
Pesquisa: ASSEMBLEIA LEGIALATIVA.
Foto:https://www.google.com.br/amp/ciclovivo.com.br/planeta/meio-ambiente/31-fotos-que-vao-te-transportar-para-o-pantanal/amp/
Nenhum comentário:
Postar um comentário