O representante da Secretaria Adjunta de Turismo, Agente Tecnico Geraldo Donizeti Lucio, estará participando hoje dia 25 de junho da audiência publica sobre o Pantanal, que será realizada no municípios de Poconé.
O Secretario Adjunto de Turismo Jaime Okamura justifica que ao enviar um representante da SEADTUR para este evento, entende quevo Turismo é uma das alternativas que aparece seguida da Pecuaria como opção não apenas Econômica, mas como fator de suscetibilidade para o Pantanal.
Dentre as oportunidades e desafios de sustentabilidade do Pantanal, o Desenvolvimento do Turismo sem duvidas é um setor que pode ser a alternativa viável para o Pantanal, porque ele (Turismo) é um setor que interliga com os arranjos produtivos de outros setores tais como agricultura, criação de pequenos animais, artesanato, pecuária, culinária, cultura, além da flora e fauna, comenta Jaime Okamura.
Jaime ainda destaca a preocupação do Governador Pedro Taques ao priorizar o destino Pantanal no seu Plano de Governo, o Pantanal faz parte do Corredor do Ecoturismo e tem recebido investimentos em infraestrutura turística e consultorias.
Um Plano de Marketing do Pantanal está sendo elaborado pela SEADTUR, com o apoio do Ministério do Turismo e a participação das prefeituras e sociedade envolvendo todo Pantanal, finalisa Jaime.
No munícipio de Santo Antônio de Leverger, e de Cáceres já ocorreram estas audiências públicas com reuniões e debates entre poder publico e sociedade civil.
O professor e deputado Allan Kardec (PDT) que é o autor das audiências públicas ja realizadas em Santo Antônio e Caceres agora será a vez de Poconé para se discutir o futuro do Pantanal em Mato Grosso.
A audiência no município de Poconé ocorre hoje, segunda feira dia 25 de junho, a partir das 19h, na Câmara Municipal de Vereadores.
A referida audiência contará com palestras de especialistas, organizações não governamentais, representantes do poder público, população em geral, entre outros.
Um dos temas que movimentarão as discussões é a construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) na região.
“Além dessas obras que podem impactar diretamente nos rios que formam o Pantanal, temos no Congresso Nacional um projeto de lei que visa estabelecer regras para o uso sustentável desse importante bioma.
Por isso, é fundamental debatermos isso diretamente com as populações envolvidas”, afirma Allan.
Além da preservação ambiental, a audiência servirá também para discutir a prestação de serviços públicos nos municípios, como fornecimento de energia elétrica, conversação de estradas, entre outros.
O Pantanal de Mato Grosso tem cerca de 150 mil km quadrados, 263 espécies de peixes, 41 de anfíbios, 113 de répteis, 463 de aves e 132 espécies de mamíferos.
A Seadtur estará presente na audiência de ( Poconé dia 25 de junho) na Camara municipal do municipio citado.
Texto: Geraldo Lucio
Pesquisa: ASSEMBLEIA LEGIALATIVA.
Foto:https://www.google.com.br/amp/ciclovivo.com.br/planeta/meio-ambiente/31-fotos-que-vao-te-transportar-para-o-pantanal/amp/
Nenhum comentário:
Postar um comentário