Uma das pautas principais foi o Programa de Regionalização do Turismo que foi apresentada como uma política pública parceira dos municípios que integram o Mapa do Turismo e que formam as regiões turísticas.
Geraldo Donizeti Lúcio gestor de regionalização do turismo de Mato Grosso, destacou a importância de explorar essa área pois ela contribui para o crescimento econômico e desenvolvimento dos municípios.
Para Fabiano Ramires, presidente do Fórum Regional do Turismo Vale do Juruena, essa regionalização ajuda no planejamento, gestão, promoção e comercialização integrada e compartilhada dos destinos. O programa olha a região turística, e não apenas o município de forma isolada. Essa visão busca o maior aproveitamento dos recursos financeiros, técnicos e humanos. “Essa integração cria condições e oportunidades para revelar e estruturar nossos pontos turísticos não só de Juína, mas também de toda a região” pontuou.
O Programa de Regionalização do Turismo está referenciado nos princípios norteadores do atual Plano Nacional de Turismo “Mais emprego e renda para o Brasil” (2018 – 2022), fundamentado na descentralização das decisões e ações nos âmbitos estadual, regional e municipal. O Plano orienta o desenvolvimento turístico contemplando metas, diretrizes, linhas de atuação e estratégias. Possibilita novas reflexões para fundamentar a tomada de decisões acerca das políticas nacionais, impulsionando o compartilhamento de informações que são inerentes ao desenvolvimento regional e ao crescimento dos municípios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário