10 de fevereiro de 2020

Agricultores de Jangada recebem 1500 mudas do Pró-limão e orientação técnica para cultivo pela EMPAER



O cultivo do limão Taiti é uma nova opção de renda para agricultores familiares do município de Jangada, que recebem neste mês de fevereiro 1500 mudas melhoradas geneticamente. 

O técnico em agropecuária da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Edgar, esclarece que as mudas foram repassadas para 3 produtores rurais e a expectativa é de produzir em apenas um hectare mais de 14 toneladas de limão por ano.

As condições climáticas e o solo fértil favorecem a cadeia produtiva da citricultura na região, o que pode garantir produção durante o ano todo quando os frutos são irrigados. 

O técnico Edgar fala que o pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e consultor técnico do programa, Eduardo Firmino Carlos, dará orientação aos produtores sobre a correta calagem, adubação, preparo do solo, porta enxerto e clone do Taiti, que é o IAC-5, enxertado em porta enxerto de Citrumelo Swingle, tolerante a gomose, principal problema do Taiti na região.

O município de Jangada faz parte do Pró-Limão, programa estadual executado pela Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf), que visa fomentar e fortalecer a cadeia produtiva do limão como alternativa sustentável de geração de renda. 

O objetivo é dar sustentabilidade ao cultivo da citricultura com informações técnicas e orientações sobre mudas, cultivo e outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário