É difícil falar das 10 mais, como é difícil dizer quais são as Sete Maravilhas do Pantanal. Depende sempre do olhar que observa, e até da época e da hora…, do ponto de vista.
Considero as 10 aves mais garbosas como grandes ícones do Pantanal. A estes ícones-aves, juntam-se outros ícones, na fauna e na flora, e também as pessoas e o gado, cada um com a própria especificidade.
1- TUIUIÚ, Ave-Símbolo do Pantanal
O Tuiuiú, também chamado Jaburu. É a ave-símbolo do Pantanal. É uma cegonha enorme; a maior ave voadora da América do Sul; da ponta do bico aos pés, mede até 1,40 metros.
2- EMA, Mair ave da região
A Ema é a ave maior e mais pesada da região. Não voa. Não tem cauda. Está entre as maiores aves da terra. Chega a pesar 25 a 35 kg. Só existe na América do Sul.
3- ARARA-AZUL, destaque por sua cor nobre, e por suas proporções. A Arara-Azul é a maior Arara do Brasil. Tem coloração toda azul, com pontas das asas e cauda escuras. A região nua da face é amarela. Pés, pernas e bicos são negros. Vive em regiões ricas de palmeiras. Vive em casal ou em bandos.
4- ARARA-VERMELHA, Harmonia das cores alegres e vivas
Arara-Vermelha. Ave escassa no Pantanal, devido à caça e à agropecuária. Face nua branca com tarjas vermelhas. A cor predominante é vermelho, a base da cauda azul, o lado superior das asas é verde, ombro vermelho, com pontas azuis. Vive em casal ou em bandos. Aninha em buracos de árvores ou em buracos das rochas. Voo relativamente baixo.
5- SERIEMA, Desperta o Pantanal, com seu canto potente
Seriema. Ave comum no Pantanal e no Cerrado. É ave-símbolo do Cerrado. Tem canto potente. É um dos primeiros gritos que se ouvem ao amanhecer. O canto da Seriema acorda o Pantanal, no alvorecer do dia, seguido de imensa orquestra de outras aves, com destaque para o quinteto sertanejo: Seriema, Tachã, Aracuã, Curicaca e Carão.
6- TACHÃ, Beleza física e canto
Tachã. Com seu grito potente e rouco, marca sua presença no canto da alvorada, ao nascer do sol e também no pôr do sol.
7- CURICACA, Beleza física e canto
Curicaca. Tem voz sonora e potente. O bando, empoleirado, pode cantar em coro. Faz parte do canto da madrugada.
8- ARACUÃ, Beleza física e canto
Aracuã. Tem um grito potente e rouco; marca sua presença, ao nascer do sol, no canto da madrugada. O casal pode gritar, junto com muitas outras aves.
9- GARÇA-CINZA, Beleza física e canto
Garça-Moura/Cinza. Única garça grande com padrão preto e branco chamativo. É silenciosa. Caminha devagar, na busca da presa.
10- TUCANO-AÇU, Uma das aves-símbolo do Pantanal. Destaque por sua beleza física
Tucano-Açu. É o maior dos tucanos. Por ser vistoso, é uma das espécies-símbolo da região, uma das aves-símbolo da região, e uma das aves mais populares do Brasil. É preto, com garganta e papo brancos. O bico típico é vermelho com faixa amarela e mancha preta na ponta.
Notas:
1. A Seriema, a Tachã, a Aracuã, a Curicaca e o Carão fazem parte do magnífico quinteto que entoa o canto da alvorada, ao alvorecer do dia.
Esse quinteto é formado pelas cinco aves canoras mais barulhentas e pontuais, acima nomeadas. Outras aves as acompanham. No Pantanal há uma perene e forte fraternidade cordial de todas as aves. O canto da madrugada ecoa firma e sonoro, em todo o Pantanal, de norte a sul; forma uma extraordinária e sonora orquestração, do tamanho do Pantanal, estendendo-se pelo Cerrado. Talvez seja a maior orquestra de aves do mundo.
2. Quisemos colocar, entre as 10 mais, a Arara-Canindé e o Gavião Carcará, mas não foi possível. No entanto, devo esclarecer que, além das dez, as outras aves não merecem menos atenção e consideração. A questão é quem é mais entre os grandes. Ou melhor: todo o Pantanal é mais; cada espécie contribui para a magnitude do todo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário