A Agricultura Familiar consiste em toda forma de cultivo da terra e produção rural cuja administração e mão de obra são formadas por um grupo familiar.
No Estado de Mato Grosso, a Agricultura Familiar tem relevante importância estratégica para o desenvolvimento social e econômico, pois a grande maioria dos agricultores exploram atividade relacionadas à produção familiar.
As principais cadeias produtivas do Estado praticadas pelos agricultores familiares são:
- cadeia produtiva do leite;
- cadeia produtiva da piscicultura;
- cadeia produtiva de frutas, legumes e verduras–FLV;
- cadeia produtiva da mandioca;
- cadeia produtiva da apicultura;
- sistemas agroflorestais-SAF’s;
- cadeia produtiva da avicultura (frango tipo caipira);
- cadeia produtiva de grãos (arroz, feijão e milho).
- Quanto às lavouras, destacam-se a cultura da mandioca e com pequena expressão o arroz, feijão e milho.
- Dentre as frutas destacam-se a cultura da banana no norte do Estado e do abacaxi nas regiões: central, sul e oeste.
- A produção de verduras e legumes é mais expressiva nos municípios próximos aos centros consumidores de maior população.
- As cadeias produtivas da pecuária são praticadas, em grande parte, nos estabelecimentos familiares, destacando-se: bovino de leite, bovino de corte, piscicultura, suínos e aves para subsistência.
Sendo assim, o regime de economia familiar exerce forte predomínio, possuindo elevados índices de representatividades de produção e de formação dos estabelecimentos rurais.
Diante desse cenário surgem as Associações e Sindicatos Rurais, cujo papel social é de suma importância, corroborando para organização dos pequenos produtores e, auxiliando de forma direta nas politicas públicas de desenvolvimento social, seja no âmbito dos Municípios e até mesmo do Estado.
De toda sorte, destaque merece a Associação Comunitária Mato-Grossense da Agricultura Familiar – ACMAF – instituição respeitada e séria, cujo princípios norteadores são à honestidade e dignidade, atuante desde 2019, com sede no município de Rosário Oeste – MT, contando atualmente com mais de 5.000 (cinco mil) associados. Buscando, de forma, incessante, parcerias junto aos órgãos públicos responsáveis para assim, conseguir concretizar o “sonho” dos pequenos agricultores em adquirir seus imóveis rurais, para assim, desenvolver a Agricultura Familiar de forma sustentável.
A ACMAF, atualmente, conta e acredita que com todo apoio que está recebendo da SEAF – Secretaria de Estado Agricultura Familiar – MT, através do Secretário Silvano Amaral e do Superintendente Marcos Roberto dos Santos e Silva, poderá ajudar a a concretizar os “sonhos” dos Pequenos Produtores associados, cuja confiança depositaram na Associacao e na Presidente da Associação Edileuza Siqueira de Souza Santos.
Com base no Decreto Lei n˚ 4.892/98 DE 25 DE NOVEMBRO DE 2003 e, advento da PORTARIA Nº 133, DE 15 DE OUTUBRO DE 2020, que estabeleceu novo Regulamento Operativo do Fundo de Terras e da Reforma Agrária e do Subprograma de Combate à Pobreza Rural, mediante Programa Terra Brasil – Programa Nacional Crédito Fundiário – PNCF, a ACMAF está na incansável busca de Fazendas dentro do Estado para possibilitar a Compra da Pequena Propriedade Rural pelos associados/beneficiários, aonde será possível o desenvolvimento da Agricultura Familiar e atividades rurais pelas famílias beneficiadas, mediante contratação do Crédito Fundiário no Estado. Bem como através de regularização de imóveis sob exegese da Lei REURB e junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA.
Outrossim, a ACMAF conta atualmente com o apoio e parceria da Empresa Agrosolo Assessoria Agrária e Ambiental, inscrita no CNPJ n˚ 35.162/440/0001-20, atuante no Estado desde 2019, devidamente credenciada junto a ANATER – Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, através do Credenciamento n˚ 14742-1142. A qual é responsável técnica pela elaboração do Projeto Produtivo, Laudo Agronômico, Peças Técnicas, Assistência Técnica e Prestação de Serviços de Extensão Rural, necessárias à contratação do Crédito Fundiário no Estado de Mato Grosso.
Sem contar que, com o efetivo desenvolvimento da Agricultura familiar pelos pequenos produtores rurais, além de possibilitar a sobrevivência desses trabalhadores, geram empregos e rendas que, auxiliam diretamente na economia dos Municípios e do Estado como um todo, contribuindo de forma direta para o desenvolvimento de politica publica e social no nosso Estado.
Significa dizer que o ano de 2021 representa grande avanço no desenvolvimento de Políticas Públicas para implementação da Agricultura Familiar no Estado, a qual, destaca a participação ativa das Associações, Sindicatos e Secretaria de Estado Agricultura Familiar – MT. Bem como, a participação das Instituições de Ater, a exemplo a empresa Agrosolo, que atua na busca constante de parcerias para o desenvolvimento de projetos com viabilidade produtiva e Econômica para as famílias beneficiadas com o Programa de Agricultura Familiar.
A Exemplo, relacionamos abaixo as Propriedades e Municípios que à Associacao ACMAF em Parceria com empresa Agrosolo está viabilizando a aquisição mediante Operativo do Fundo de Terras e da Reforma Agrária e do Subprograma de Combate à Pobreza Rural, através do Programa Terra Brasil – Programa Nacional Crédito Fundiário – PNCF, Lei REURB e INCRA.
Contatos:
ACMAF – (65) 99665-5968/99622-1527 (Edileuza)
AGROSOLO – (65) 99670-4455 (www.agrosoloambiental.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário