O Turismo Rural na Agricultura Familiar já é um fenômeno que vem ocorrendo no Estado de Mato Grosso com várias iniciativas, principalmente nas regiões da Baixada Cuiabana, Cáceres, Barra do Garças, São Félix do Araguaia e Rondonópolis e tem sido um produto alternativo dos agricultores familiar.
O Governo do Estado tem dado apoio do Governo através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico - SEDEC, na sua Secretaria Adjunta de Turismo do Turismo, – SEADTUR, mas existe a necessidade de que outros órgãos como a Secretaria de Agricultura Familiar - SEAAF e a Empaer esteja mais efetivamente neste processo.
A Empresa de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural – EMPAER pode e devec ser a protagonista deste de um grande projeto para desenvolver este segmento no Estado, pois tem uma grande estrutura com seus 09 (nove) escritórios regionais e mais de 100 escritórios locais, para atuar na ponta junto os agricultores neste segmento
As entidades da sociedade civil, em organizações comunitárias, formais e informais, poderão ser atores de projetos uso e ocupação coletivas, como por exemplo: Assentamentos, Comunidades, Reservas Legais Comuns, etc
Os muitos Agricultores Familiar no Estado de Mato Grosso estão necessitando de auferir rendas novas em suas propriedades e o Turismo Rural está no âmbito da alternativa de emprego e renda para este público, lembrando que são clientes atendidos pela EMPAER na ponta.
O Turismo Rural que era um nicho de mercado passa a ter um status de segmento turístico reconhecido pelo Ministério do Turismo e Ministério da Agricultura e Pecuária, com uma Dirertriz para o seu desenvolvimento.
Este segmento já tem gerando em Mato Grosso, em várias iniciativas, novas formas de trabalhos e negócios, com a diversificação das atividades nas unidades produtivas dos Agricultores Familiar.
Essas iniciativas de produtos, se apresentam com seus cenários naturais, tendo como conjunto de atividades desenvolvidas, proporciondo aos turistas a interação com o meio rural, com destaque para oferta de diversas atividades, como a produção associada ao turismo.
Produção Associada ao Turismo. são os produtos da agro-indústria, artesanato e manifestações culturais
As caminhadas na natureza, quando realizadas em propriedades rurais, são apresentadas de variadas formas de lazer, as demonstrações tecnológicas, comercialização grupal.
Os serviços turísticos de hospedagem e alimentação, diferenciados, disponíveis isoladamente ou em conjunto, quando acontecem no Espaço Rural e Natural são considerado produtos do Turismo Rural.
O Turismo Rural é a interligação das atividades rurais desenvolvidas pelos agricultores aliado ao serviços e equipamentos turísticos.
A Empresa de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural – EMPAER a partir do ano de 2014 passou a ter em seu quadro servidores a figura do Turismologo que é um profissional de Turismo.
Tendo em vista esta realidade e a necessidade de se trabalhar este segmento os técnicos profissionais da área do turismo, denominados Turismólogo, irão trabalhar junto aos demais profissionais da area tecnica finalistica podendo desenvolver na propriedade rural a inteface do Turismo Rural na Agricultura Familiar.
Portanto é importante se contemplar com o Turismo Rural os Agricultores Familiar de acordo com o interesse de cada um, que estão nos municípios das regiões: da Baixada Cuiabana, Cáceres, Barra do Garças, São Félix do Araguaia e Rondonópolis, Tangara da Serra, Barra do Bugres, Alta Floresta, dentre outras regiões estas onde se visualiza a princípio uma maior potencialidade para o Desenvolvimento do Turismo Rural na Agricultura Familiar.
Artigo e fotos: Geraldo Donizeti Lucio, Técnico da EMPAER,
Economista, especialista em Turismo Rural.
GERALDO DONIZETI LUCIO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário