No dia 28 de Setembro de 2021 a Agr. Ludmila Bordna da EMPAER de Santo Antônio do Leverger, juntamente com o Isaias Oliveira Regional e Geraldo Lucio da Coater Central estiveram em reunião às 9 horas na sede da APRUMO, Associação dos Produtores Rurais de Morrinhos no Município, para darem continuidade no Projeto de Turismo Rural na Comunidade.
Na referida estavam presentes todos os envolvidos no Projeto de Formatação e Estruturação do Turismo Rural na Comunidade, projeto este que início antes no ano passado.
Iniciativa do Projeto foi da EMPAER NO momentonemnque foi demandada por uma agricultura, após visita na época o que era para ser apenas um atratovo individual passou a ganhar um status de roteiro turístico integrando ceca de 13 outras propriedades.
A iniciativa conta com o apoio e a participação da SEADTUR, SEBRAE, SENAR, SEMA, Prefeitura, Câmara Municipal, APRUMO e vários moradores locais.
Esta está sendo a sexta reunião realizada para chegar ao formato em que está já foram realizadas além das reuniões muitas visitas e aplicação de um questionário de inventário da oferta turística de forma rápida.
Com o advento do projetos e motivação da Comunidade a EMPAER ajudou na facilitação de cursos de capacitação o que aconteceu com a parceria do Sindicato Rural é SENAR.
o Turismologo da EMPAER da região de Cáceres Robson esteve realizando visitas e reuniões contribuindo para com a formatação e estruturação do projeto.
A EMPAER é a Protagonista deste projeto junto à Comunidade e conta com a adesão e vontade da Comunidade que busca no Turismo Rural uma nova fonte alternativa de renda e postos de trabalhos.
Como este Projeto já conta com aproximadamente um ano de Formatação a idéia desta reunião de hoje foi de se fazer uma avaliação dos avanços e das necessidades para se realizar um lançamento ainda neste ano no mês de Dezembro do produto no mercado turístico.
A proposta é de estar apresentando um Roteiro Turístico com o Receptivo e Gestão da APRUMO.
A gestão da Associação, seria na sede da Associação tendo um espaço receptivo e de emissão e controle dos turistas levando -os a acessarem as Trilhas na Comunidade para: Caminhadas, Bikes e Cavalgadas, Trilha do Morro de Santo Antônio, Feira de Exposição e Vendas no pé do Morro para vendas de Produtos da Agricultura Familiar e Artesanato.
Cada proprietário individualmente e com os seus produtos formatados cada um com várias atividades organizadas ofertando o básico: café, refeições, lanches, hospedagens, passeios, trilhas internas, pesque e pague, vivência, integração com as atividades, observação da flora e fauna, venda de Produtos Associados ao Turismo.
LISTA DE PRESENÇA
TEXTO E FOTOS : GERALDO LUCIO
Nenhum comentário:
Postar um comentário