Fazem parte do Consórcio 14 cidades da Região Oeste, 12 produtores do segmento estarão recebendo a visita dos técnicos da Empaer até sexta-feira (17)
Produtores de hidroponia dos municípios que fazem parte do Consórcio Nascentes do Pantanal recebem, nesta semana, visitas dos técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT) em suas propriedades. O acompanhamento faz parte da parceria firmada pela Empaer-MT e o Consórcio, com objetivo de promover o desenvolvimento das cadeias produtivas da piscicultura, agroindústria, turismo rural, fruticultura, pecuária de leite e hidroponia, na Região Oeste.
As visitas começaram na segunda-feira e seguem até sexta-feira (14 a 17.09), nas cidades de Cáceres, Curvelândia, Mirassol D'Oeste, São José dos Quatro Marcos, Glória d'Oeste, Porto Esperidião, Araputanga e Rio Branco.
O técnico especialista em hidroponia da Empaer, Thiago Tombini, conduz a visita que irá auxiliar os 12 produtores do segmento.
Um deles é Cleidinei Rocha do Nascimento, de Porto Esperidião, que produz alface, salsinha e almeirão. Ele destaca que ficou muito satisfeito com as orientações.
“O técnico observou, por exemplo, que o pH estava elevado, por isso algumas mudas não cresciam. Viu ainda a necessidade de controlar o adubo e o nitrato de cálcio, além do controle da tripes, inseto comum da alface. Estou muito satisfeito com todas as orientações e vou seguir a risca”, frisa Cleidinei.
Já para Luciano Amaral de São José dos Quatro Marcos que há sete anos produz alface, almeirão, agrião, rúcula e salsinha - a visita de especialistas da Empaer é sempre muito bem-vinda.“Em todas as situações adquiro um novo conhecimento. É muito importante esse feedback técnico, um especialista sempre contribui de alguma forma”.
O secretário executivo do Consórcio Dario Antônio Carniel frisa ser de suma importância a parceria e a inserção de novas tecnologias na região do Consórcio. “A Empaer, o Consórcio Nascentes do Pantanal e as secretarias municipais de Agricultura estão juntos e vamos incentivar cada vez mais essa união”.
A coordenadora do Escritório Regional da Empaer de Cáceres, Laura Peixoto de Arruda destaca a importância do acompanhamento com foco no aumento da renda familiar, por meio da diversificação das atividades e o desenvolvimento das cidades que fazem parte do Consórcio.
“São várias as cadeias produtivas que estamos trabalhando na região, mas na hidroponia é de suma importância esse acompanhamento técnico”, conclui ela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário