Alimentação
Uma das especiarias mais comuns do dia a dia, a canela pode ser uma grande aliada de quem deseja emagrecer. Isso porque, entre outros benefícios, o tempero reduz a fome, estimula a digestão e ainda reduz os níveis ruins de colesterol no sangue. Além disso, ela é considerada termogênica. Ou seja, está entre os alimentos que “obrigam” o organismo a gastar mais energia durante a digestão e, assim, favorecem a queima de gordura.
Canela para emagrecer: O que diz a ciência
Estudos mostram que a canela pode reverter os efeitos de uma dieta rica em gordura. Assim, impedindo que se acumule gordura na região abdominal. Essa tese foi apresentada na Conferência Americana de Saúde do Coração. Com isso, para o experimento, utilizaram-se ratos que foram alimentados com um suplemento dessa especiaria durante 12 semanas.
Ao final do estudo, foram encontradas mais moléculas antioxidantes e anti-inflamatórios em seu organismo – ou seja, que protegem nosso corpo de danos causados pelo estresse – do que antes. Além disso, eles também apresentaram redução de peso e, inclusive, menos gordura abdominal.
Por outro lado, em uma pesquisa liderada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, cientistas descobriram que o extrato de canela rico em antioxidantes ajudou a reduzir os fatores de risco associados ao diabetes e doenças cardíacas. Sendo assim, na análise, 22 voluntários obesos com pré-diabetes foram divididos aleatoriamente em dois grupos. Um recebeu um placebo, o outro, uma dose de extrato seco de canela solúvel em água duas vezes por dia. Amostras de sangue em jejum coletadas no início do estudo, e após seis e 12 semanas, revelaram que o extrato de canela melhorou o status de antioxidante e ajudou a reduzir os níveis de açúcar no sangue.
Como consumir canela
Ela é uma ótima alternativa para quando bater aquela vontade de comer doce. Sendo assim, você pode salpicar canela em pó nas frutas, em bebidas quentes, leite e, se você gostar, até na comida. Por fim, veja algumas maneiras de canela na rotina para emagrecer:
- Polvilhe a canela no café ou adicione ao pó antes de preparar a bebida;
- Congele a especiaria em cubos de gelo para adicionar sabor e aroma à água;
- Tempere fruta assada ou grelhada, como maçã e banana, com uma pitada de canela;
- Tempere a couve-flor assada, a batata doce, o espaguete e a abóbora com uma pitada de canela;
- Misture canela com chocolate meio amargo derretido e nozes e leve à geladeira;
- Adicione uma pitada de canela à sopa de lentilha ou feijão preto.
Leia também: 8 alimentos termogênicos que são aliados da dieta
Nenhum comentário:
Postar um comentário