E assim iniciou a institucionalização do Turismo Rural em Mato Grosso, na Festa do Pantanal no ano de 2.000, com uma Jornada de Palestras com o saudoso Renato Bravo, no Programa PROQUALITUR, da SEDTUR e SEBRAE.
Aqui o Renato faz uma palestra sobre Turismo Rural no Museu do Rio, neste ano a Festa do Pantanal, foi realizada no Museo do Rio no bairro do Porto em Cuiabá.Ele vindo de Cambuci, no Rio de Janeiro, e ela de Bonfinópolis, Minas Gerais, pretendiam trabalhar e viver da mesma forma que seus pais e avós.
Em 1970, iniciaram sua jornada com a Granja Nova Cambuci, localizada no Núcleo Rural de Sobradinho II e distante 30 quilômetros da Praça dos Três Poderes, em Brasília.
Ao tentar realizar seus sonhos, “seu” Bravo e “dona” Carminha, como são conhecidos, “abriram a porteira” para uma atividade que até então não fazia parte dos seus planos.
A falta de estrutura para o abate e para a comercialização dos animais obrigou o casal a improvisar e, a partir daí, surgiram idéias criativas e funcionais.
Tentar mostrar aos clientes a forma como o homem do campo trabalha e que o alimento que ele consome é de boa qualidade era, a princípio, uma maneira de manter a fidelidade dos fregueses que poderiam verificar a procedência do alimento.
A idéia funcionou e, em 1994, o casal descobriu que poderia utilizar a propriedade para outras atividades, aumentar a renda familiar e resgatar costumes trabalhando com o turismo rural.
Esta era a palestra do Renato Bravo pelo Brasil. Eu (Geraldo Lucio) acompanenhei ele nesta jornada de palestra pelo Estado De Mato Grosso, depois encontrei o Renato em vários eventos de Turismo Rural pelo Brasil. Ele retornou em Mato Grosso por outras vezes nos brindando com as suas palestras motivadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário