FERNANDA LEITE
Davi Valle
Clique para ampliar
O secretário de Turismo de Cuiabá, Zito Adrien, foi empossado conselheiro administrativo da Associação da Região Turística Metropolitana Cuiabá Várzea Grande (ASTUR-MT), na noite desta quarta-feira (30). O evento foi realizado durante reunião da entidade na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT). Durante o primeiro encontro deste ano, os conselheiros debateram quanto a ações estratégicas para potencializar o setor de turismo e de eventos em Cuiabá e Várzea Grande.
Em sua apresentação, o secretário de Turismo da Capital, Zito Adrien, discorreu quanto a importância das ações integradas entre Cuiabá e Várzea Grande versando sobre a busca de soluções para alavancar o setor.
Lembrou ainda que a gestão Emanuel Pinheiro pauta-se por ações no turismo sustentável. Ainda comentou sobre a importância da qualificação da mão de obra o trade turístico.
"No levantamento desenvolvido pela Fecomércio traçamos um diagnóstico do setor do turismo. Percebemos que tudo o o que havia sido conquistado antes da pandemia causada pelo coronavírus, sofreu grande impacto. Precisamos com essa parceria do poder público, iniciativa privada e a Astur retomar as melhorias para essa área. Já temos um diagnóstico da situação e, mediante esses dados, temos que nos unir e trabalhar visando o processo de reconstrução. É a hora de aglutinar a todos. A parceria com Várzea Grande é uma situação muito confortável para nós, pois, estamos lado a lado e podemos trabalhar juntos. Tenho alguns projetos que iremos levar para o Ministério do Turismo e Cuiabá está na classe A. Isso é excelente, pois, podemos ter até R$380 milhões de recursos federais. Vamos continuar a parceria com a Fecomércio, com cursos, a realização da Festa na Praça e outros”.
Zito Adrien também apontou a necessidade de ampliação e a construção de ações que resultem na qualificação para prestação de serviços.
O presidente do Conselho Administrativo ASTUR-MT, Luis Carlos de Oliveira Nigro, parabenizou a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, principalmente pelas obras de infraestrutura, entregues pela administração.
“O prefeito Emanuel Pinheiro está fazendo várias obras para melhorar a nossa cidade, recentemente, entregou o Marco Zero. Além de praças, espaços públicos, distribuídos nos bairros. Faz muita diferença. A cidade está mais bonita. A Associação é muito importante porque visa o desenvolvimento turístico da região da baixada cuiabana. Então, o ponto principal, é trazer o apoio dos órgãos governamentais para a Astur para que a gente possa fomentar , não só o turismo, mas a realização de feiras, eventos e trazer novamente para a Cuiabá, o título de cidade do evento do Centro-Oeste. Com uma feira, por exemplo, conseguimos movimentar 50 seguimentos, um montador de stands, recepcionista, vans, transporte por aplicativos , salão de beleza, artesanatos, shoppings e outros", comentou ele.
Presidente do Convention e Visitors Bureau de Gramado e Canela (RS), Enzo Arns, apresentou aos membros do Astur, como funciona a logística, a estrutura e organização das duas cidades turísticas do Rio Grande do Sul.
“A gente parte do pressuposto de que a estrutura que Cuiabá pode sediar muitos eventos. O que se precisa é uma organização do trade turístico e uma preparação por meio de uma entidade para organizar e fomentar esse turismo. Cuiabá tem um potencial incrível, que não está sendo aproveitado. Os debates de hoje, certamente, irão render frutos lá na frente", comentou.
O coordenador da Associação, Jaime Okamura, avaliou o encontro como positivo. “Precisávamos dessa reunião. Já traçamos 23 objetivos. Vamos analisar os itens e verificar qual o maior problema que temos. Agora, mediante a interseção de todos, iremos avançar. Estamos focados na retomada de eventos em Cuiabá e Várzea Grande. Precisamos de ações para recuperamos o setor", avaliou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e turismo de Várzea Grande, Charles Caetano Rosa, avalia que fazer parte do conselho, em união com Cuiabá, vai fazer com que o setor retome suas atividades e obtenha os resultados de antes da pandemia.
"Temos muito em comum e o objetivo é o mesmo, que os turistas cheguem a Várzea Grande pelo Aeroporto ou Cuiabá, pela rodoviária, para conhecer nossa cultura, nosso comércio, gastronomia e tudo que temos de melhor", concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário