14 de abril de 2022

Eventos Culturais e Esportivos do Pólo Guaporé e Cáceres em Mato Grosso

Dança do Chorado em Vila Bela

Diversas manifestações culturais, geralmente através de danças típicas, acontecem em vários municípios do Pólo do Guaporé atraindo visitantes de todo o Estado. Dentre os principais grupos de danças típicas da região, podem-se destacar:

 

  • Em Cáceres
    • Tradição – formado por 30 componentes, o grupo apresenta danças típicas mato-grossenses, remetendo a um retorno no passado como forma de valorização das tradições e raízes do povo.
    • Chalana – apresenta danças mato-grossenses, além de danças típicas de outras regiões brasileiras e de países sul-americanos. Com 50 componentes e apresentações nacionais e internacionais, o grupo destaca-se pela criatividade, entusiasmo e alegria contagiante dos dançarinos.

 

  • Vila Bela da Santíssima Trindade
    • Dança do Congo – em homenagem a São Benedito, os participantes percorrem as ruas da cidade em cortejo, acompanhados pelos moradores e visitantes até a igreja onde será realizada missa em devoção ao santo.
    • Dança do Chorado – apresentação de grupo formado apenas por mulheres, onde elas cantam e dançam, fazendo a evolução equilibrando garrafas na cabeça.

 

  • Porto Esperidião
    • Curussé – dança enraizada nas tradições e costumes indígenas e europeus, foi trazida para a região através da cultura dos Chiquitanos da Bolívia. 

No que se refere a eventos esportivos, o mais famoso é, sem dúvida, o Festival Internacional de Pesca (FIP) realizado em Cáceres no mês de setembro. Sendo o maior instrumento de marketing do município, o evento encontra-se em sua 24ª edição e consta no Guinness Book (1995) como o maior evento de pesca esportiva do mundo. Atraindo pescadores de todo o Brasil e estrangeiros que vêm trazendo suas famílias, o FIP pode se transformar em um indutor de fluxo pioneiro de ecoturistas no Pólo do Guaporé. Uma estratégia de marketing bem elaborada e focada em públicos-alvo segmentados, pode atrair os familiares e acompanhantes dos pescadores participantes do FIP para atividades ecoturísticas do Pólo, além dos próprios pescadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário