O ministro do Turismo, Carlos Brito, ressaltou que a iniciativa evidencia o empenho do governo Jair Bolsonaro no sentido de garantir boas experiências a visitantes e moradores dos destinos envolvidos. “Hoje damos mais um importante passo para garantir o adequado aproveitamento do nosso grande potencial turístico e avançarmos na sustentabilidade do setor”, destacou.
Durante a live, o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do MTur, Fábio Pinheiro, sublinhou a importância da publicação para avanços na área. “O Manual abre caminho para termos mais territórios aptos a participar da Rede Mundial da Unesco. Parabenizo aqui a equipe envolvida na elaboração do Manual, que reuniu acadêmicos e técnicos do Ministério do Turismo e da UNESCO”, declarou.
A coordenadora do Setor de Cultura da Representação da UNESCO no Brasil, Isabel de Paula, apontou que a publicação favorece o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “O Manual demonstra como o governo brasileiro está contribuindo para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Estamos muito satisfeitos em poder estar trabalhando juntos”, comentou.
INOVAÇÃO – Presente à live, a diretora do Departamento de Inteligência Mercadológica e Competitiva do MTur, Nicole Facuri, frisou que o Manual contribui para a diversificação da oferta turística. “A gente vem trabalhando no fomento a produtos turísticos que sejam inovadores e tenham chancelas. Isso é muito importante para elevar a competitividade do produto Brasil no mercado nacional e internacional”, afirmou.
Nicole Facuri acrescentou que a parceria com a UNESCO na área também prevê o fomento à formação do Comitê Nacional de Geoparques, via Ministério de Relações Exteriores; à criação da Rede Brasileira de Geoparques e o desenvolvimento de uma estratégia de divulgação e comunicação envolvendo os geoparques já existentes no país, entre outras providências conjuntas.
Participaram ainda da live Janaína Medeiros, diretora executiva do Consórcio Público Intermunicipal do Geoparque Seridó, no Rio Grande do Norte, que já integra a Rede da Unesco, e Leandro Bazotti, coordenador do Eixo de Turismo do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, que envolve cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e também integra a Rede Global.
Assista ou reveja a live:
MTur
FONTE: https://alelontra.com.br/manual-do-mtur-orienta-criacao-de-produtos-turisticos-de-geoparques/
Nenhum comentário:
Postar um comentário