Pontes e Lacerda está na rota de Marechal Cândido Rondon, destacados nesta oportunidade no antigo posto telegráfico, ou a Casa de Rondon, ou simplesmente o Museu do município.
Em 1906, foi contruído e inaugurado o Posto Telegráfico de Pontes e Lacerda pela Comissão Rondon, e tinha por finalidade estabelecer a ligação entre vários estados do Brasil.
Até 1976, Pontes e Lacerda era um aglomerado pertencente à cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, tornando-se um distrito desta àquele ano, através da Lei Estadual 3.813. Finalmente em 1979, através da lei estadual 4.167, foi criado o município de Pontes e Lacerda, desmembrando para si parte do território pertencente à Vila Bela da Santíssima Trindade.
Existe toda uma história envolvendo o posto, inclusive com o ataque que Rondon sofreu, durante as suas viagens, desbravando o Brasil.
Existem vários outros postos telegráficos espalhados pelo estado de Mato Grosso e Brasil. O de Pontes e Lacerda, fica a cerca de 430 km da capital Cuiabá.
O local fica no primeiro povoado que surgiu em Pontes e Lacerda com o nome de Vila Guaporé, conta-se que Marechal Rondon deixou um de seus funiconários da sua expedição no local para cuidar e gerenciar o Posto após a sua inauguração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário