O projeto de Turismo Rural Caminhos do Morro na comunidade Morrinhos em Santo Antônio do Leverger, com certeza será um caso de sucesso, porque tem um diferencial, conta com a gestão e liderança da Mirian Ferraz proprietária do Rancho Epona e da presidente da Associação, APRUMO (Associação de Pequenos Produtores Rurais e Moradores de Morrinhos) Niane Aparecida de Oliveira Rosa, moradora do local e grande incentivadora e apoiadora do projeto.
Estas duas tem sido peças importantes no processo para que tudo pudesse estar acontecendo, como bem disse o Turismologo da Empaer de Mirassol d'Oeste Robson Hartmann: tem projetos que só os aspectos técnicos não bastam, para dar certo tem que ter a vontade da comunidade também e isto é fato observando o Projeto de Turismo Rural Caminhos do Morro.
Neste projeto tivemos estes aspectos o do comprometimento, motivação e dedicação destas duas lideres (Mirian e Niane) e por outro lado a aceitação e envolvimento da comunidade e quando isto acontece a parte técnica passa a fluir com mais facilidade e dá um ânimo aos agentes técnicos envolvidos e passa também a ser gratificante o trabalho realizado.
O Escritório Local da Empaer e Central estão no processo de formatação deste produto turístico à mais de um ano e meio, com a o empenho da Extensionista Ludmila Bodna e equipe, mas vale ressaltar que a proprietária do Rancho Epona, Miriam Ferraz foi a demandante inicial do projeto e o que seria uma ação de orientação individual pela EMPAER, acabou culminando com o Projeto de Turismo Rural na Comunidade Morrinho como um todo envolvendo 14 outras propriedades.
Outro aspecto positivo tem sido a motivação e participação da Comunidade Morrinho, através da participação da APRUMO na pessoa da presidente Niane, cada associado, os 14 agricultores envolvidos e comprometidos no processo que avança a cada dia.
O Rancho Epona, do casal Mirian Ferraz e Nilson Ferro, como supracitado foram os primeiros moradores que buscaram orientação técnica da Empaer. “Na propriedade rural sustentável, além da trilha, tem área de camping, café da manhã ou almoço com produção e comercialização de doces e licores”.
O Desafio de Caminhadas na Natureza no Caminhos do Morro de 100 quilômetros em 05 dias está sendo um sucesso, idealizado pela Mirian Ferraz é um projeto sustentável, pois envolve toda a comunidade local: além do cenário, agricultores familiar, condutores, refeições, artesanato, hospedagem e cultura.
Este projeto está alcançando o seu objetivo que é integrar toda a comunidade no processo.
Assim finaliso este relato: Geraldo Donizeti Lucio Agente Técnico da EMPAER super empolgado com este projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário