No dia 15 de Setembro chegando no município de Sorriso no horário do almoço, no horário e expediente da tarde, às 7:30 horas da manhãopassando pelo escritório local, nos deslocamos para a prefeitura onde realizamos uma reunião com os Secretários da Agricultura e de Turismo do Município.
Na oportunidade foi apresentado aos presentes quais os
motivos da equipe estar em Sorriso e o Secretário Mario da Agricultura do
município por sua vez fez uma contextualização da realidade do uso e ocupação
do meio rural de Sorriso e passou a expor as possibilidades de se realizar o turismo
rural no município:
- Instalar o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Lira que é um corpo de água importante para o futuro do município com cerca de 110 nascentes e ou ressurgências e águas sendo seus tributários e usar para motivos turísticos.
- Realizar a construção de uma Central de Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar ás margens da Rodovia – BR 163 no Assentamento Jonas Pinheiro para proporcionar aos agricultores familiar um espaço de venda, aos munícipes e viajantes um ponto de compras dos produtos sendo um produto turístico.
- Colocar no Circuito de Turismo Rural do município de Sorriso o Projeto Hortas Vivas do município com cerca de 08 participantes, sendo alguns com hidroponia e outros com horta nos conceitos do orgânico.
- Inserir a viticultura do Sr. Claudio no Circuito, ele tem em torno de 500 pés de uvas rubi e Itália de mesa, produz duas vezes ao ano, já faz o sistema de venda na própria propriedade no sistema colha e pague e o excedente faz vinhos e sucos.
- Colocar o Projeto Casulo com cerca de 25 beneficiários de produtos orgânicos e piscicultura no circuito de turismo rural
- Formatar o projeto de produção de mel realizado no município para o turismo rural
- Organizar os produtores do Projeto Frango Social que conta com um abatedouro no sistema de Inspeção Municipal em pleno funcionamento para receberem turistas.
- Inserir os produtores de frutas do Assentamento Jonas Pinheiro: Uvas, Coco, Mamão, Goiaba, Ata, Maracujá e outros no Circuito de turismo rural.
No final da reunião na prefeitura,
ficou acordado que a EMPAER, SEADTUR, Prefeitura e Comunidades irão realizar um estudo
da oferta turística (inventário) pautados no meio rural e natural, para
subsidiar a elaboração de um projeto de formatação, estruturação e qualificação
de produtos de turismo rural em Sorriso.
Sendo assim a equipe ainda passou a
realizar as visitas de campo para dar inicio ao processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário