Palestras sobre vacinação contra febre aftosa, crédito rural, aposentadoria e outros.
Durante dois dias (18 e 20/10), foi realizado o evento “Ação Rural”, na Comunidade Entre Rios, no Assentamento Boa Esperança I, II e III e Piratininga, localizado no município de Nova Ubiratã (502 km ao Norte de Cuiabá). O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), em parceria com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Prefeitura Municipal, Senar-MT e Sindicato Rural, promoveu um ciclo de palestras sobre vacinação contra febre aftosa, políticas públicas, Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), aposentadoria rural e outros. A Ação contou com a participação de 61 produtores e jovens rurais.
Participação de produtores e jovens rurais
O Extensionista da Empaer, Thiago Ribeiro, proferiu palestra e esclareceu sobre a substituição da Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP) para o CAF, a partir do mês de novembro. O CAF é um instrumento usado para identificar e qualificar o público beneficiário da Política Nacional da Agricultura Familiar. Também esclareceu aos participantes a utilização do Crédito rural, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), aposentadoria e outros. O engenheiro agrônomo da Empaer, Fábio Carrocini, auxiliou na organização do evento e tirou dúvidas dos participantes.
Com objetivo de levar o atendimento e informações aos assentamentos, a médica veterinária do Indea, Ana Carolina Elgert, falou sobre a última campanha de vacinação da Febre Aftosa, já que em 2023, não será mais obrigatória a vacinação preventiva. A médica veterinária, sugeriu os agricultores para redobrarem a atenção com os animais e alertou aos jovens rurais quando perceberem sintomas da Febre Aftosa avisar o mais rápido possível seus pais.
A engenheira agrônoma da Secretaria de Agricultura, Bruna Larissa Silva dos Santos, enfatizou as políticas públicas do município, voltadas para os agricultores familiares, como a entrega de calcário, distribuição de compostagem formulada e elaborada para atender às demandas de horticultores locais, assistência técnica para piscicultura, patrulha mecanizada e outros.
Na avaliação dos organizadores, a “Ação Rural” atingiu seu objetivo que era levar informação e atender as necessidades dos agricultores, diante da temática discutida.
Evento foi realizado na Comunidade Entre Rios, no Assentamento Boa Esperança I, II e III e Piratininga
Nenhum comentário:
Postar um comentário