Na oportunidade visitei a propriedade do Agricultor Familiar Romualdo Pães da Silva e da Dona Iraci Guimarães da Silva, na Chácara São Lucas, Sítio Pé da Serra, de 4,5 hs
O Sr. Romualdo na sua apresentação me disse que o seu nome é Romuardo e a sua esposa Iraci que estava sempre por perto passou a discutir essa situação do nome correto, enfim passei a trata lo como Romualdo.
Ele tomou logo a iniciativa de me mostrar o seu Ateliê de Artesanato. Sr. Romualdo está com 87 anos de idade e atualmente se dedica em confeccionar objetos em madeiras tais como: tábuas de carne, pilões colheres de pau, violas de Cocho, bancos, cadeiras, gamelas, ganzás, etc.
Sr. Romualdo mostrou também o seu quintal com várias árvores com destaque para mangueiras que além de produzir frutos servem para sombra com bancos embaixo para atender as demandas dos visitantes que já aparecem por ali disse Romualdo, essas pessoas vem em busca de acessarem as trilhas do Morro São Jerônimo e Top de Fita. Esses caminhantes passam pela propriedade como um ponto de apoio.
A lavoura de mandioca, frutas, horta e criação de aves atualmente são atividades desenvolvidas como subsistência e tendo excedente ele vende na própria propriedade.
Na visita pude ver que o Sr. Romualdo tem um veículo, uma Kombi que está quebrada dificultando ele ir até as feira para levar seus produtos, desde então as suas vendas são realizadas in’loco.
Como um casal religioso eles doaram em sua propriedade um lote para construção de uma igreja evangélica, igreja esta em que ele é assíduo frequentador e até me deu o seu testemunho de mudança de vida no momento em que assumiu a sua fé em Jesus Cristo.
No final da minha visita me restou um sentimento de satisfação, não apenas pelo trabalho realizado, mas por ter conhecido este casal e na pessoa do Sr. Romualdo ter aprendido em pouco tempo muitas lições novas de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário