A EMPAER, SEAF e demais parceiros desenvolvem o Projeto aldeia sustentável aldeia Pakuera etnia Bakairi município de Paranatinga MT,
O referido projeto tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar indígena, iniciou com a implantação da lavoura comunitária de mandioca para a subsistência indígena, onde foram preparados área para o plantio de cinco hectares 05 ha de mandioca, sendo 2,50 ha de mandioca de mesa e 2,50 ha de mandioca brava para fazer farinha de mandioca além do polvilho.
Q coordenação do projeto fica a cargo do cacique Genivaldo com a participação da COOPERPAK, com apoio da Empaer MT e SEAF.
Além do projeto da mandioca atualmente os indígena Bakairi estão com o projeto do mel orgânico indígena Bakairi, banana de fritar, banana nanica, cacau em parceria com a SEAF, ceplac, Empaer MT, café orgânico, algodão orgânico colorido e a lavoura de arroz sequeiro de substâncias indígena Bakairi.
Todos esses projetos estão sobre a coordenação do cacique Genivaldo, da COOPERPAK cooperativa indígena Bakairi Pakuera, SEAF e Empaer MT.
Texto e fotos: José Carlos da EMPAER
Nenhum comentário:
Postar um comentário