Na visita ao Sesc Serra Azul o Geraldo Lúcio e Jean Marrie foram recebidos pelo Coordenador Geral da Unidade Anderson Florêncio e Engenheira Florestal Diana Suzete.
Os representantes do Sesc numa rápida reunião apresentaram a unidade de preservação e após foram conhecer as atividades de turismo de aventura e pedagógicas existentes.
O Sesc Serra Azul localiza-se na região oeste do município de Rosário Oeste, no Estado de Mato Grosso, entre a Serra Azul e a margem esquerda do rio Cuiabazinho, abrangendo uma área de 5.700 hectares. O acesso a partir de Cuiabá é através da rodovia Emanuel Pinheiro (BR-251) pela saída norte. Após percorrer 16,5 Km, adentra-se à esquerda no trevo no sentido do lago da UHE do Manso pela MT-351. Percorre-se 116,2 Km, numa via principal pavimentada, passando pela ponte próxima à barragem da UHE Manso (77,5 Km), até o trevo que dá acesso ao distrito de Bom Jardim, já no município de Nobres. Deriva-se à direita na MT-241 por mais 5,5 Km até Bom Jardim. Deste Distrito, continuando pela mesma rodovia, após percorrer 6,1 Km numa estrada não pavimentada, passando pela ponte sobre o rio Cuiabazinho (divisa dos municípios de Nobres e Rosário Oeste), adentra-se numa vicinal à esquerda, percorre-se 3,5 Km e adentra-se a porteira de entrada do Sesc Serra Azul.
Com mais de 5 mil hectares, o Parque Sesc Serra Azul é um parque de aventura onde fica um dos principais atrativos da região turística de Nobres, a Cachoeira Serra Azul. Com queda de 50 metros, ela é rodeada de paredões de arenito, que formam o lago cristalino para flutuação. Para chegar até ela, é preciso superar os 470 degraus, parte deles numa subida íngreme. A tirolesa tem 700 metros e facilita a descida após a cachoeira. O parque oferece ainda arvorismo, cicloturismo e passeio de 4x4.
A presença da onça-pintada, na terra, e o gavião-real no ar do Parque Sesc Serra Azul, são os principais indicadores da importância da área para a conservação da biodiversidade no Cerrado mato-grossense. Somente nos últimos quatro anos, cinco espécies ameaçadas foram avistadas na área de cinco mil hectares, que representa um refúgio diante da perda de habitat pelo desmatamento, caça e captura para criação em cativeiro. O parque existe há nove anos e, neste período, 15 espécies ameaçadas já foram registradas.
O Cerrado é conhecido por ser a caixa d’água do Pantanal, pois é onde se encontram as nascentes do Rio Cuiabá, que deságuam no Pantanal. Localizado próximo a uma das nascentes do Rio Cuiabá, o Parque Sesc Serra Azul, colabora, portanto para a conservação do Pantanal também.
Em suas visitas Jean Marrie fala das experiências na França em Caminhadas na Natureza e turismo rural na França e Brasil.
Ele fala sobre a Confederação Internacional da Caminhada na Natureza ma Europa, pelo IRCOD (Instituto Regional de Cooperação e Desenvolvimento) e o International Federation of Popular Sports – IVV (federação internacional com sede na Alemanha) que atuam em mais de 40 países.
No Brasil o IRCOD e IVV tem parceria com a ANDA BRASIL - CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE ESPORTES POPULARES - Caminhadas na Natureza, que orienta a formatação dos Circuitos, credencia internacionalmente e promove o desenvolvimento territorial sustentável com foco no turismo, de forma a valorizar os espaços rurais e a integração urbana/rural.
A intenção da visita do Jean Marrie é de nos ajudar retomar a realização das Caminhadas na Natureza em Mato Grosso.
Jean Marrie é Engenheiro Agrônomo
Foi Gerente do Grand Ballon que é o ponto culminante dos Vosges, situado a 25 km ao noroeste de Mulhouse.
Alguns o chamam de ballon de Guebwiller, do nome da cidade mais próxima, situada a 8 km a leste.
Seus 3.000 km² fazem dele um dos maiores Parques Naturais da França.
14 picos culminam, incluindo o maior, o Grand Ballon d'Alsace, 1424 metros acima do nível ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário