18 de julho de 2023

Projeto Aldeia Sustentável é apresentado a gestores com pedido para ser ampliado à etnia Xavante

 

A ideia é fortalecer a agricultura familiar indígena e oportunizar a independência financeira
Maricelle Lima Vieira | Assessoria Empaer-MT


A | A
O Projeto Aldeia Sustentável que vem sendo desenvolvido no município de Paranatinga (a 373 km de Cuiabá), foi apresentado a vereadores e deputado estadual, na semana passada.  A iniciativa vem fomentando a autonomia alimentar e gerando renda aos indígenas Bakairi, da aldeia Pakuera.

A ideia da visita que contou com a presença do deputado estadual Carlos Avalone e dos vereadores Renato do Sindicato Rural, de Primavera do Leste e Edson do Sindicato, de Paranatinga é promover um intercambio e levar a iniciativa para a etnia Xavante. Estiveram também na comitiva, os caciques Genivaldo da aldeia Pakuera e Orivaldo da aldeia Aturua.

O técnico da Empaer, José Carlos Pinheiro da Silva, destaca que o objetivo é fortalecer a agricultura familiar indígena e oportunizar a independência financeira. “Hoje, nosso objetivo é fomentar as cadeias produtivas por meio da produção da mandioca com a farinha, do artesanato, com a moda indígena Bakairi, o plantio de pequi, baru, arroz, milho colorido e da soja convencional, além do mel orgânico, algodão colorido, café colonial, banana e cacau. Estamos mostrando que tem dado certo todo nosso trabalho e, poder levar para outras etnias é a nossa próxima meta”.

Segundo ele, com pequenas ações pontuais se prova a importância da agricultura familiar e indígena para o desenvolvimento econômico e social das comunidades.

Resultados

O projeto aldeia Sustentável, se encontra em fase de implantação com alguns resultados obtidos como a lavoura de soja convencional, alcançando uma produtividade no primeiro ano safra 2022/2023 de 58 sacos de soja por hectare em uma área total de 900 hectares.

Participam do projeto 10 aldeias Bakairi na T.I. Bakairi que conta com uma população de 1.237 indígenas, sendo 250 famílias.

A visita contou ainda com a presença dos técnicos da Empaer, Fernando Thiago Alves de Oliveira Xavier e Jonathan de Vasconcelos Barros.

O projeto Aldeia Sustentável Bakairi é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), Embrapa, Ceplac, Prefeitura e Câmara Municipal de Paranatinga e a Cooperativa Agropecuária Indígena Pakuera (Cooperpark), que vem conduzindo a iniciativa.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário