Por : Geraldo Donizeti Lucio
EXPOSIÇAO DE MOTIVOS QUE FUNDAMENTAM A REALIZAÇÃO DE FEIRAS DE EXPOSIÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR E TURISMO RURAL.
A Secretaria de Agricultura Familiar do Estado e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural-EMPAER, propõe realizar quatro (04) eventos denominados Feira de Exposição e Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar em parceria com as Secretarias Municipais de Agricultura e outros potenciais parceiros, reunindo agricultores organizados em associações, cooperativas, grupos formais e informais e iniciativas individuais.
A realização do referido um evento no formato de uma Feira de Exposição e Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar, parte dos pressuposto de que existe a necessidade junto ao agricultor familiar do Estado de Mato Grosso de ter visibilidade do desenvolvimento das diversas cadeias produtivas desenvolvidas por eles no processo de produção de alimentos de origem vegetal e animal, desde a fase primaria até a final, principalmente no que tange a agroindústria e atividades não agrícolas como é o caso do turismo rural, a feira permite repassar para a sociedade a realidade sobre este cenário. Portanto a realização da feira neste caso terá dois vieses, um de exposição e outro de comercialização dos produtos.
Paralelo a realização do evento (feira) nos dias da sua edição acontecerá uma atividade técnica, núcleo do conhecimento da agricultura familiar, para a troca de informações, saberes, fazeres e sabores, com roda de conversa, mesa redonda, causos e acasos, palestras e pequenas oficinas vivas e experiencias de turismo rural.
O objetivo será valorizar e dar visibilidade ao Estado de Mato Grosso, no contexto das Atividades do Turismo Rural e da comercialização dos produtos já processados oriundos da Agricultura Familiar descobrir e apresentar os empreendimentos turísticos relacionados e ou interligados ao processo de produção na Agricultura Familiar e consolidar o desenvolvimento do turismo rural enquanto atividade não agrícola.
As metas a serem alcançadas, visam buscar e realizar parcerias / cooperação com órgãos e entidades afins, governamentais e não governamentais, a níveis: federal, estadual e municipal, com a finalidade de alcançar os resultados desejáveis.
Mobilizar participantes diretos da Agricultura Familiar, do estados de Mato Grosso, durante os dias da realização do evento nas localidades propostas , estes serão os atores principais do referido evento com a exposição e vendas de seus produtos da agroindústria e produção associadas ao turismo.
Fazer a locação e montagem de tendas, mobiliários, iluminação, decoração, para formatação do evento, com o acompanhamento e gestão da SEAF, EMPAER e parceiros afins.
A organização do evento fará os contatos e convites aos potenciais participantes, tais como: cooperativas, associações, redes e outros grupos formais e informais, que possuam atividades ligadas aos setores que atendam as especificações que serão definidas pela comissão organizadora dos eventos por ocasião de sua da realização.
As condições mínimas necessárias e acordadas para a participação dos expositores e vendedores estarão em um regulamento específico elaborado pela comissão organizadora seguido de uma ficha técnica de participação e certificado e participação.
As Atividades serão acompanhadas, supervisionada e monitoradas pela comissão organizadora composta pela SEAF e EMPAER, e outros parceiros afins com atuação antes, durante e todo o período da realização do evento, os resultados e avaliação, serão disponibilizados para sociedade civil.
As feiras a serem realizadas serão parte complementar de grandes eventos consolidados bem posicionados e catalizadores de negócios da agricultura e com alto fluxo de visitantes, estes já realizados no estado, onde os participantes da agricultura familiar irão se apropriar da grande estrutura, cenário e público circulante para dar visibilidade e comercializar a sua produção rural.
Quanto aos eventos já estão identificados os quatro (04) em que as feiras estarão presentes:
PRIMEIRO EVENTO
Feira Internacional de Turismo do Pantanal – FIT – PANTANAL – 2.023, nos dias 04 à 07 de maio de 2023
Onde será montada uma estrutura sendo um evento paralelo no lado de fora do pavilhão principal do Centro de Eventos do Pantanal, com um espaço para exposição e vendas de Produtos da Agricultura familiar.
Realização de uma atividade técnica, núcleo do conhecimento da agricultura familiar, para a troca de informações, saberes, fazeres e sabores, com roda de conversa, mesa redonda, causos e acasos, palestras e pequenas oficinas vivas e experiencias de turismo rural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário