O Agente Tecnico da EMPAER CENTRAL DA COATER Geraldo Donizeti Lúcio e o Coordenador Regional de Cuiaba Isaías Oliveira estiveram realizando uma viagem nos dias 12 a 15 de Dezembro no município de Gaucha.
O Objetivo da referida viagem foi para realizar visitas visitas técnicas de Turismo Rural e Enoturismo Indígena para avaliações e futura formatação e estruturação de produtos turísticos de acordo com cada segmento identificado.
Esta atividade havia sido demandada pelo Agente Técnico de Gaúcha do Norte Clodoaldo Macari a alguns meses e constava na lista de prioridades da COATER através do Técnico Geraldo Lúcio para serem atendidas ainda no ano de (2023).
A visita técnica foi acompanhada pelo técnico local Clodoaldo Macari e pelo seu pai conhecido como Paiaco.
Paiaco foi um dos moradores e agricultor pioneiro de Gaucha do Norte, chegando na localidade no ano de 1980
Geraldo Lúcio trabalhou e residiu em Gaúcha do Norte nos anos de 1982 e 1983, foi técnico agropecuário da Colonizadora, na ocasião desenvolveu atividades junto ao viveiro de mudas e na área de experimentos da Colonizadora onde morou na residência do viveirista na época do saudoso Irio irmão do também falecido Benito. Formou muitas mudas de café e posteriormente implantou o viveiro de Seringueiras para o Projeto junto ao moradores da Colonizadora (Último ProBor 3 de Mato Grosso), deu início no viveiro e teve que se desligar da empresa para ir a Santa Rosa de Viterbo - SP sua terra natal para doar um de seus rins para sua irmã Isabel Lúcio na época com 22 anos e Geraldo com 23 anos em 1983.
Já o Coordenador Isaías foi o terceiro técnico da EMPAER de Gaúcha do Norte onde residiu por 7 anos de 1985 a 1992, antes do Isaías passaram pelo escritório local, os técnicos Cloves, Reginaldo e atualmente o técnico é o Clodoaldo Macari com 31 anos de empresa e no mesmo local.
Estes dias de visitas técnicas do Geraldo Lúcio com a participação do Paiaco, Clodoaldo e Isaías foram muito ricos pois permitiu ver um cenário atual do uso e ocupação do município compreendendo o espaço rural e urbano aliado ao passado tendo como base os 43 anos de experiências do Paiaco pai do Clodoaldo, os 41 anos do Geraldo, os 31 anos do Isaías, e os 31 anos de EMPAER do Clodoaldo.
As visitas foram realizadas em propriedades rurais de antigos colonos, homens e mulheres que a mais de 43 anos desbravaram àquela região e localidade, cada um puderam contar a sua história de vida.
Gaúcha do Norte como comenta o Geraldo Lúcio que teve sua história por ali, teve a sua ocupação territorial rural com base nos plantios de arroz, milho e feijão, criação de pequenos animais, pecuária de corte e leite, tento a iniciativa do café como cultura permanente, sendo sucedida pela Seringa projeto que iniciou em 1983 que foi a redenção na época.
Atualmente a economia agropecuária está na era da Soja, Milho, Milheto e iniciativas de Algodão, e pecuária de corte e leite, o progresso chegou em Gaúcha no advento dos Grãos (Agronegócio Pesado). Mas em todas as visitas ficou bem nítida a importância da Seringa para região.
A pequena agroindústria está presente na região com a estratégia de cooperativas de agricultores, o crédito é disponibilizado por várias cooperativas de créditos e agente financeiro oficial e governamental como o Banco do Brasil, a assistência técnica além da EMPAER na figura do técnico Clodoaldo, tem vários particulares, sobretudo das empresas fomentadoras do agronegócio,
Nos depoimentos de cada agricultor visitado ficou muito evidente a grande participação e importância da EMPAER por meio de cada técnico desde a sua instalação no município até a atual dada.
A Seringa teve seu período áureo em Gaúcha dando um sustento para todos os envolvidos, atualmente pela política de preços não tem sido um segmento viável, porém ainda se observa muitas lavouras no município.
O Plantio de Pequi se apresenta como uma grande alternativa para o município e região, o agente técnico Clodoaldo tem sido um grande incentivador do Pequi cultivado com destaque para o Pequi sem espinho.
Com relação ao turismo estes dias foram importantes para de ter uma avaliação do cenário atual que aliado ao uso e ocupação tendo como base a história de cada agricultor, pode-se ter em Gaúcha do Norte um grande destino Turismo com vários produtos e atividades, sem falar que o município está localizado nas bordas do Parque Nacional do Xingu com aldeias a 30 km de distância configurando um potencial para o Etnoturismo Indígena, finaliza Geraldo Lúcio
Texto e Fotos
Geraldo Donizeti Lúcio
Agente Tecnico
COATER
Galeria de Fotos
Nenhum comentário:
Postar um comentário