Produção Associada ao Turismo é uma estratégia de competitividade turística e inclusão econômica de Agricultores Familiar inserido nos negócios de empreendimentos turísticos.
Pode ser acessada da porteira da propriedade para fora que são as vendas que o agricultor irá realizar levando os seus produtos para a demanda – Feiras, Eventos, Bares, Restaurantes, Hotéis, mercado formal e informal.
Pode ser acessada da porteira da propriedade para dentro que é o fluxo de visitantes que o agricultor terá em sua propriedade de pessoas interessadas em adquirir in ‘loco e praticar uma vivência com os saberes e fazeres da família rural, neste caso o Turismo Rural estará acontecendo de maneira conceitual.
OBJETIVO
Realizar ações de Produção Associada ao Turismo junto asCadeias de Valores existentes em cada localidade e micro - região envolvida, fortalecendo e potencializando as cadeias do processo produtivo, sobretudo nos seus elos do meio para o fim de cada cadeia.
ESTRATÉGIAS
Para formatar este tipo de produto / atividade turística o Ministério do Turismo elaborou um Guia de Produtos Associados ao Turismo” em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto Cultural e Educacional do Paraguaçu (INCEP).
Foi idealizado para apoiar a promoção e a comercialização dos destinos turísticos, por meio da identificação e registro de produtos com representatividade cultural e identidade regional.
Sendo assim o guia passa a ser um orientador de projetos que tenham o foco na Produção Associada ao Turismo.
É o resultado de um esforço conjunto em torno da valorização da diversidade brasileira que dá ao país uma identidade única e passa a oferecer aos micros e pequenos empresários do turismo, sobretudo da agricultura familiar e comunidade tradicionais, quilombolas e indígenas alternativas interessantes, vinculadas aos saberes e fazeres locais, que possam enriquecer roteiros turísticos desenvolvidos e comercializados no país.
Deve Tornar visível os recursos naturais, as heranças culturais e o modo de vida que expressam o patrimônio dos povos que vivem no meio rural.
É interessante apresentar os valores, os saberes e os sabores; dentro de um desenho, onde o estilismo, esteja integrado à tecnologia onde o moderno esteja interagindo com o tradicional originando o que se denomina da linguagem do turismo de Produto Turístico.
A organização da atividade turística, também denominada sistema turístico é, por natureza, um encadeamento produtivo e interativo entre diversas empresas, setores e estruturas.
Esse encadeamento necessita de alguns atores básicos em seu arranjo, mas pode também agregar outras empresas e setores como forma de fortalecimento econômico de seu sistema.
A produção associada ao turismo se configura nesse contexto, agregando valor ao turismo por meio de produtos com identidade local.
A princípio, considera-se como produção associada ao turismo qualquer atividade desenvolvida em uma localidade, que seja capaz de compor a atratividade de um destino e diversificar a oferta turística.
Os exemplos mais comuns são o artesanato e a produção agropecuária, mas manifestações culturais e a própria gastronomia também podem ser avaliados como produtos associados ao turismo.
ONDE REALIZAR
Realizar em todas as unidades produtivas do agricultor rural, nos assentamentos, comunidades quilombolas, aldeias indígenas e comunidades tradicionais
No que se refere à oferta serão produtos de atratividades impares em cada região do estado, os agricultores familiares poderão oferecer aos visitantes, com atratividades de visualização e vivências e leva-los a conhecer o processo de produção.
Pode-se enquadrar a comercialização dos produtos e elementos naturais locais com a identificação desses produtos com a cultura local, com os elementos da terra, com as características históricas.
Sendo para fora e dentro da porteira
Texto: Geraldo Donizeti Lúcio
Especialista em Turismo Rural
Nenhum comentário:
Postar um comentário