No dia 25 de julho de 1824 chegavam a São Leopoldo os primeiros 39 colonos de uma imigração sistemática que trouxe 300 mil alemães para o Brasil em mais de um século.
Por isso, hoje também é o Dia do Colono.
Os colonos alemães trouxeram um sistema de trabalho e de produção radicalmente diferente do latifúndio da monocultura com trabalho escravo que vigia no Brasil.
O novo modelo econômico era baseado no trabalho do agricultor livre, na igualdade social e na pequena propriedade de produção diversificada, onde cada comunidade garantia sua autossuficiência e autossustentabilidade. Este modelo foi o embrião da atual agricultura familiar e cooperativa, que põe comida na mesa dos brasileiros.
Lamentavelmente, já naquela época, o governo da Província de São Pedro do Rio Grande não respeitou as várzeas dos rios e assentou os colonos em áreas alagadiças e também em áreas de selva, sem "combinar" isso com os povos originários, deixando os conflitos por conta dos colonos.
No Vale dos Sinos e na Região Metropolitana, os artesãos alemães, a partir de suas estruturas familiares, iniciaram o processo de industrialização do Rio Grande do Sul.
Depois, a Colônia Alemã se expandiu para os vales dos rios Caí, Paranhana, Taquari e Rio Pardo, todos eles duramente atingidos neste ano pela maior catástrofe climática do nosso estado em todos os tempos.
Os colonos alemães vieram do Velho Mundo, despojados de tudo, por causa da ganância de poucos. Com muita solidariedade e determinação, recomeçaram a vida a partir do nada no Novo Mundo, onde a natureza lhes foi generosa. Superaram as maiores dificuldades e venceram.
Que sua capacidade de superação nos sirva de alento para não nos deixarmos abater diante de tantas perdas neste ano e que, na união com todas as demais etnias, possamos reconstruir o nosso estado.
Parabéns a todos os descendentes dos imigrantes alemães pela sua contribuição na formação da nação brasileira!
Décio Aloisio Schauren
Nenhum comentário:
Postar um comentário