O Turismo Rural, além do comprometimento com as atividades agropecuárias, caracteriza-se pela valorização do patrimônio cultural e natural como elementos da oferta turística.
Sendo assim, o rural deve ser entendido como um território criado pelas relações econômicas, sociais e políticas que a população do campo estabelece com a terra.
Para se estruturar e formatar um produto de turismo rural sustentável, é necessário ter em mente um projeto que atinja um alto grau de satisfação dos envolvidos tanto do lado da oferta e da demanda
O desfrute com satisfação do lado dos envolvidos passa pelos pressupostos do uso sustentável de ocupação de solo para agricultura e pecuária, num nível que esteja em harmonia com a áreas naturais da mesma propriedade rural.
A exploração do negócio deve ser compatível com a conservação da biodiversidade e ao mesmo tempo com a melhora da qualidade de vida dos moradores da propriedade individualizada e dos habitantes das comunidades locais e entorno.
O produto tem que estar pautado nos quatro pilares do turismo sustentável: o pilar ambiental, equidade social, o pilar econômico, com apoio à economia local e o pilar social, que pode ser subdividido em equidade social e respeito à cultura local.
FALANDO EM REFERENCIAL OU POTENCIAL PARA O TURISMO RURAL
Um bom local para se iniciar um negócio de turismo rural - abrindo a porteira da propriedade para receber turistas é aquele local em que já é muito visitado pelos parentes, amigos, vizinhos - se o local tem boa visitação nos finais de semana ou feriados por este público e normalmente não pagam nada para o anfitrião, algumas vezes raramente dividem as despesas da estadia, este local com certeza é ótimo para todos o que ali vão.
Pois bem sendo assim o proprietário já pode abrir a sua propriedade para o turismo, neste caso ele vai dar uma VIRADA NA CHAVE e começar a cobrar pela visita - pode cobrar até dos parentes que a sua propriedade tem algo de especial para atrair público - né ?
DICAS IMPORTANTES
- Procurar entendimento do que é turismo rural e suas interfaces com a ajuda de um profissional da área.
- Ter a certeza e a confiança de que é isto mesmo que você quer realizar como empreendedor.
- Buscar a Capacitação e Qualificação de um profissional da área.
- Ter a noção de como se iniciar o processo.
- Respeitar as características culturais regionais.
- Respeitar e valorizar o meio ambiente.
- Fazer adaptações e aproveitamento em instalações existentes.
- Usar recursos financeiros próprio.
- Buscar recursos financeiros em financiamentos somente quando for necessário.
- Iniciar com Day Use, servindo cafés, lanches e refeições.
- Implantar e realizar trilhas de pequenos percursos para Caminhadas na Natureza.
- Ter uma instalação mínima para servir os cafés, lanches e refeições (pode ser adaptado o que já existe na propriedade)
- Para hospedagem pode-se ter a opção de uma área de Camping (acampamento)
- Para hospedagem pode-se adaptar instalações existente para dormitórios coletivos.
- Obs: Somente realizar construções e instalações após um bom estudo de mercado com a definição de público a ser atingido e outras estratégias que se exige para empreender.
Economista Geraldo Donizeti Lúcio
Especialista em Turismo Rural
Blogueiro deste.
Extensionista Rural da EMPAER-MT
Nenhum comentário:
Postar um comentário