2 de agosto de 2024

Geraldo Lúcio escreve sobre equipamentos e serviços turísticos e faz esclarecimentos.


Geraldo Lúcio

O que são equipamentos e serviços turísticos ?

São o conjunto de edificações, instalações e serviços indispensáveis para o desenvolvimento da atividade turística. 


Servem para atender as necessidades dos turistas e visitantes durante as viagens e os períodos fora do entorno habitual.


Os equipamentos e os serviços turísticos fazem parte da oferta turística. 


A oferta básica é o conjunto de equipamentos, bens e serviços de alojamento, alimentação, recreação e lazer que atrai e assenta um público visitante numa determinada região e num determinado período de tempo. 

A matéria-prima que sustenta esses equipamentos, bens e serviços é formada por atrativos naturais e culturais com finalidade específica de turismo (BENI, 2003).


Os equipamentos turísticos consistem nos meios de hospedagem; nos serviços de alimentação, de entretenimento e lazer, de agenciamento de viagens; no centro de informações turísticas; nos sistemas de animação, entre outros, que têm o propósito de atender prioritariamente visitantes/turistas e pessoas de outros municípios que necessitam de serviços para além de seu entorno habitual.


Os equipamentos de hospedagem, por sua vez, podem ser estabelecimentos classificados pelo Sistema Brasileiro de Classificação (SBClass), como os hoteleiros (hotéis, hotéis de lazer, hotéis residência, hotel clube, SPA, hotel-fazenda, eco-hotel, hotel em terminal rodoviário, lodge, motel, timeshare) e os extra hoteleiros (pensão, pensionato, colônia de férias, hospedarias, albergue de turismo, pou-sada, parador, apart-hotel, flat, acampamento de férias, camping, imóvel locado, segunda residência, quartos-leitos, airbnb, hostel).


Os equipamentos de alimentação incluem restaurantes, bares, cafés, lanchonetes, casas de chá, confeitarias, cervejarias, quiosques, casas de sucos e sorvetes.


Os serviços de recreação e entretenimento são formados por áreas de lazer e instalações desportivas, terminais de turismo social e de lazer ou balneá-rios, parques de diversões, parques, jardins e praças, clubes, estádios, ginásios, marinas, mirantes, belvederes, parques temáticos, entre outros. 


Os estabelecimentos noturnos, como boates, danceterias, casas de espetáculos, escolas de samba, cinemas, teatros e outros locais de espetáculos públicos também compõem os serviços de recreação.


Há ainda o comércio turístico (lojas de artesanato e souvenirs) que oferecem oportunidades especiais de compras, quais sejam: shopping, centros comerciais, galerias de arte e antiguidades, butiques, casas de câmbio, instituições bancárias, locais de convenções e exposições (parques e pavilhões) auditórios, etc.


Economista Geraldo Donizeti Lúcio 

Especialista em Turismo Rural

Blogueiro deste.

Extensionista Rural da EMPAER-MT




Nenhum comentário:

Postar um comentário