Olá pessoal vamos falar aqui de uma forma muito prática sobre referenciais e potencialidades para se empreender em Turismo Rural, o texto está um pouco longo, mas vale a pena ler, pois vou abordar estratégias que uso no meu dia a dia em minhas visitas técnicas.
Vamos lá então ?
Se eu fosse plantar coco da Bahia em minha propriedade rural, um dos primeiros referenciais que eu iria observar na minha propriedade ou no entorno seria a vegetação - se tem vegetação tipo Palmeiras -babaçu, bacuri, bocaiuva além do solo fértil e bem permeável. O clima indicado é o ameno estes seriam meu referenciais para plantar coco da Bahia.
Para criar peixes em tanques escavados o grande referencial seria água disponível.
Para criar abelhas necessitaria de uma região com vasta pastagem apícolas que são as floradas.
Para plantar grãos ou implantar pastagens para criação de animais bovinos solos arenosos com presença de argila com boa fertilidade natural e que responde a correções e adubações químicas.
Para criação de pequenos animais como suínos, aves por exemplo basta observar o clima, ter as condições para construções e instalações rurais e ter acesso a alimentação de qualidade.
E para o Turismo Rural Geraldo ?
O que seria um bom local para se iniciar um negócio de turismo rural ?
Como posso tomar uma decisão para abrir a porteira da minha propriedade para receber turistas ?
De um modo prático e simples de entender é aquele local em que já é muito visitado pelos parentes, (irmãos de sangue e de igreja, primos, tios, avós, cunhados, outros agregados), amigos, colegas e vizinhos.
Se o local tem boa visitação nos finais de semana ou feriados por este público é porque tem alguma coisa que motivam estas pessoas a irem como por exemplo a recepção dos anfitriões, una boa roda de conversa e histórias, uma via sombra, tem rios, córregos e água para banho, cachoeira, trilha, morro, animais e boa comida e bebida, enfim o local é ótimo para passar uns bons momentos.
O que acontece é que normalmente essas pessoas (visitantes) não pagam nada para o anfitrião, algumas vezes podem até pagar “isto” raramente acontece no máximo eles dividem as despesas pela estadia e tempo que ficam ali, mas em regra geral, além de não pagarem, e não levarem nada, ainda deixam seus resíduos e lixos para o anfitrião limpar e recolher, ( Ah! coitado do anfitrião) né?
A certeza sem sombra de dúvidas é que este local é ótimo para todos os envolvidos, “os que ali já estão e os que para ali vão”.
Pois bem sendo assim o proprietário se tiver disposição e motivação, já pode abrir a sua propriedade para o turismo rural.
Neste caso o referencial e potencial há esta visibilidade e avaliado pelos seus parentes e amigos.
Eu neste caso não tenho dúvidas em orientar o agricultura a dar uma VIRADA NA CHAVE e começar a cobrar pela visita - pode iniciar seu negócio de turismo rural e iniciar a cobrança pela estadia, e cobrar até dos parentes pois a sua propriedade tem algo de especial para atrair público - né ?
É lógico que para cobrar ele terá que formatar e estruturar o seu produto, fornecendo um atendimento de qualidade com serviços e equipamentos dentro de uma padronização com boas práticas e busca de excelência, estes procedimentos requer orientações de um profissional da área.
No dia em que eu dou estas orientações ao agricultor numa visita técnica que normalmente dura um dia por propriedade, sou recebido pelo anfitrião e sua família, eu realizo caminhada por toda propriedade para conhecer a (s) oferta (s) turística (s), converso bastante com o agricultor, sua esposa e família e normalmente sou convidado a tomar uma água, café, suco e até para uma refeição normalmente um almoço. Todo este processo me dá uma base para ajudar o agricultor na tomada de decisão para iniciar o seu negócio.
Se o agricultor não optar em empreender poderá continuar atendendo seus amigos e parente gratuitamente, que por outro lado eles não poderem reclamar da qualidade e excelência dos serviços e equipamentos oferecidos, pois está sendo gratuito.
Por outro lado no caso de cobrança exigira por parte do empreendedor do oferecimento de serviços e equipamentos de qualidade e excelência - pautado em boas práticas . E o visitante poderá exigir pois está pagando.
Descontração: Eu digo para eles iniciarem a cobrança após a minha visita - risos !!!
Uma boa estratégia é abrir um espaço para críticas e sugestões (ouvidoria), neste caso o mercado estará dialogando contigo para mudanças e melhorias no seu negócio.
Desculpem o texto longo.
Especialista em Turismo Rural
Blogueiro deste.
Extensionista Rural da EMPAER-MT
Nenhum comentário:
Postar um comentário