ANIVERSÁRIO DA EMPAER
Ah, o tempo, o tempo é como um rio que que desliza lentamente na planície e vai alterando tudo a sua volta, deixando marcas profundas nas paisagens, é como a dura rocha que vai desgastando, desgastando...
Trago em evidência, os versos do poeta português, Manoel Antônio Pina, “Por onde vem passado, pelo vivido ou pelo sonhado? que parte de ti me pertence, a que lembre ou a que esquece? pois o que faria eu com tanto passado, senão passar-lhe ao lado deitando-lhe o enviesado olhar de ironia?
Demorou mas chegou, aliás decorreram décadas, muitas décadas, de histórias, múltiplos percalços pelos caminhos, mas ela passou incólume por todos, e em uma somatória de esforços e dedicação de seus funcionários a credenciou a inúmeras vitórias e assim chegar a maioridade ainda com vigor juvenil. Hoje ela é sexagenária, porém desde a sua fundação no começo década de sessenta, participou diretamente na implantação e condução de todos os projetos de desenvolvimentos,políticas públicas, projetos de colonização, de integração entre outros, voltados à agropecuária deste pujante Estado. Constituindo desse modo, como o berço do Agronegócio, sendo de fato a base de onde tudo começou, pois foi em um universo agigantado de um Estado ainda uno, que ela nasceu com finalidade de dar suporte técnico, social entre outros, aos agropecuaristas, tanto nativos, quanto aos milhares de colonos advindos do sul do país para povoar e cultivar esta terra, que se estendia desde o Araguaia, Pantanal, Campos e Cerrados, como também a temida e então desconhecida Amazônia.
Olhando pela janela do tempo, a vimostambém nascer em um difícil e efervescente momento político onde predominava o cerceamento de liberdade, de ideias, ideologias, ideais...Mas ela passou incólume, por todas as inúmeras dificuldades, e mesmo em tais circunstâncias, saiuvitoriosa em todas suas fases etárias, ou seja,infância, juventude, e agora maioridade, sempre atuando como protagonista das principais atividades agropecuária no Estado, sobretudo como pioneira,dando-lhe totais condições ao agronegócio para crescer e se tornar esse gigante em escala mundial, admirado e respeitado mundo a fora.
Apesar de todas as vicissitudes inerentes à natureza dos trabalhos executados, a sexagenária Empresa, com lutas mil, triunfou e vem triunfando, ao longo de sua história, sempre funcionando como um farol, um porto seguro, ou mesmo uma orientadora de direção e harmonia, aos agricultores familiares, que são o principal objetivo de nossas ações, pois são justamente estes, os quase sempreinalcançados, pelas políticas públicas e demaisbenesses.
Atualmente a Empaer continua seu incansável trabalho tanto na área de orientação técnica, extensão, com também fomento e pesquisa cujo foco principal é a validação de tecnologia, visando com isso proporcionar aos Agricultores Familiares, desenvolvimento sustentável, melhoria na qualidade de vida, inclusão social, entre outros. Para atingir seus objetivos a Empaer está presente na quase totalidade dos municípios do Estado, o que torna suas atividades imprescindíveis.
Essa Empresa que tem uma linda história recheada de vitórias participou do desenvolvimento e mesmo criação de vários municípios do Estado, sobretudo dos municípios de colonização, onde as empresas colonizadoras simplesmente vendiam as áreas e deixavam os agricultores que desconheciam tudo na nova terra, pois tudo era novidade, desde a cobertura vegetal, passando pela “doma” do solo, novas e diferentes culturas adaptáveis à região, novas criações, precariedades e mesmo inexistência de estradas, logísticas..., pois tudo era novidade e diferente de suas origens, o que lhes causavam temores infindos e era na Empaer que os mesmos encontravam todo apoio necessário para condução e exploração rentável de suas propriedades.
É nesse contexto e em outros mais, que a Empaer sempre esteve presente, tanto a área técnica, quanto a social, aliás, deve-se ressaltar que a área social, ao longo dos tempos, sempre contribuiu de maneira eficaz, desenvolvendo grandes e relevantes trabalhos, de apoio, suporte e assistência aos Agricultores e Familiares, no intuito de gerar e agregar rendimentos às famílias ruraisassistidas.
Nesta significante data, quero externar minha gratidão por pertencer a essa aguerrida Empresa, como também parabenizá-la, ao mesmo tempo quero estender os parabéns e a gratidão a todos que fazem parte da mesma e que contribuíram e contribuem para sua grandeza, mesmo aqueles que um dia desfraldaram com louvor a bandeira da Extensão, Pesquisa e Fomento e já não estão mais entre nós, que a benfazeja graça divina alcance a todos e que possamos comemorar mais e mais datas semelhantes a esta.
Parabéns renovados a todos.
Várzea Grande, Setembro 2024.
Isaias Oliveira
Extensionista Rural da EMPAER
Da Unidade Territorial Vale do Rio Cuiabá
Escritório Metropolitano
Nenhum comentário:
Postar um comentário